-
rinaldo ribeiro
Gilberto parece estar escolhendo as palavras para compor um texto coerente e, socialmente, bem aceito. Temo que ele pense que, a qualquer instante, possa solicitar que fiquem suas palavras no limbo do esquecimento. Afinal, essa é uma prática comum entre os aves de rapina...Ele deveria ter tido esse cuidado com os textos anteriores, também, para não colocar em xeque sua capacidade de fazer comentários imparciais (algo impossível, para alguém com tantos interesses no psdb).
-
alquimista
O título da coluna deveria ser "Em busca da credibilidade perdida". Você usou mal e politicamente o espaço que esse jornal lhe dá. Foque novamente a educação, mas com profundidade. Mas saiba: recuperar a credibilidade é muito mais difícil que perdê-la.
-
Arnaldo Alves
Se é assim que o senhor se acha vitorioso então deveria votar na DILMA, pois no governo do LULA que o país mais avançou na questão da educação os números estão ai para quem quizer ver.
-
REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ
é preciso de uma politica para os superdotados. com vinte mil superdotados treinados e assistidos, eles revolucionarão a industria, comercio, etc. ganharemos décadas como faz intensamente ISRAEL hoje.
-
José Francisco Miranda
Redescobrindo a polvora. Quero ser o numero 13 na lista de abaixo assinado popular, para aprovar a lei da polvora na educacao. A polvora nao e para destruir e sim, alavancar, levantar voo. O que vou propor, se levado a serio, transformara o Brasil na maior referencia mundial, em politica educacional. A LEI: TODO FUNCIONARIO PUBRICO, INCLUIDO OS CARGOS ELETIVOS; DE FAXINEIRO A PRESIDENTE DA REPUBRICA, TERA SEUS FILHOS E DEPENDENTES MATRICULADOS EXCLUSIVAMENTE EM ESCOLAS PUBRI
-
giuseppebrasil
parabéns pelo seu trabalho!
-
Alvaro Braga Marçal de Oliveira
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
PINGA FÉU
Berra Gilbertinho..... Até que essa matéria é interessante, mas não esqueça de pedir desculpas aos leitores deste jornalão sobre a MATERIA DO CANCER, viu! Até porque os leitores estão mais bem informados e não aceitam as notícias tendenciosas como este jornalão e como você escreveu aqui durantes estas eleiçoes, você deve dar meia volta e PEDIR DESCULPAS sobre a materia do CANCER, tá!
-
Marcelo
Sr. Dimenstein, se deseja realmente debater educação, então atente, ao menos, para três questões: 1. instituições pedagógicas não são compartimentos separados da realidade social; portanto, uma sociedade fundamentalmente desigual (i.e. que JAMAIS será igual sem romper com seus próprios fundamentos) institui necessariamente uma educação degenerada, que contribui para tudo, menos para a emancipação humana; 2. educação é muito mais do que mera instrução; 3. a pedagogia precisa ser reinventada..
-
Marcelo Caleffi
Se você afirma "Como o leitor desta coluna sabe, não vejo nada mais importante para um país do que apostar no conhecimento de seus habitantes...", como pode descaradamente defender um partido (PSDB) que afundou o ensino público em seu estado (SP)??????????
-
PINGA FÉU
Entao Ricardo... Com este tipo de informaçao que você nos apresenta é que faz os leitores ficarem mais atentos e entender porque o jornalista em questão faz tanto a defesa da campanha do PS.DB, por isso que ele escreveu vários artigos tendenciosos contra DIL.MA e a favor de $erra-ABaixo.
-
-
Marcelo
Eu não me sinto vitorioso, mas indignado. Eu não me satisfaço com estatísticas econômicas ou pesquisas de opinião pública. Eu não defendo qualquer bandeira, sem considerações: não reivindico respeito à "liberdade de expressão" em um país que sequer garante "igualdade" entre os interlocutores de um debate; nem respeito à "democracia" em um país que sequer dialoga com seu próprio povo. É a indignação que alimenta minha alma para lutar e resistir! E que assim seja sempre, até a verdadeira vitór
-
serginho
Senhor, Eis que deve ter repensado este blog., depois de um monte de imbecialidade voltastes ao que sabes fazer melhor. Por favor deixe pessoas do nível dos blogueiros da VEJA no nivel deles e volte para o seu. O Brasil agradece. Nao eh pelo fato de defenestrar o PT, o presidente Lula e a candidata Dilma. Eh pelo fato de escrever com odio que em educaçao nao leva nada a nada. Educaçao eh paixao, eh amor como defenderam Rubens Alves, Freire et ali. Eh possivel ser critico sim, com resp
-
JP
Agora só resta saber a qual tipo de educação nos dedicaremos, aquela que APENAS prepara para o mercado de trabalho uma mão-de-obra despolitizada ou uma educação mais completa capaz de construir cidadãos criticos e atuantes para além das linhas de produção.
-
Prof Rogério Lustosa
Afora discordâncias, sou seu leitor: é bom existir jornalista que pense o ensino! Mas, uma sugestao: a) por que nao se dedica tb em analisar a educaçao pública (em todos os níveis), mas fora da visao do "banco mundial"? b) será que o bem é necessáriamente só o modelo desse banco para o Brasil? Por que nao podemos admitir que há vozes discordantes e q. se poderia pensar a educaçao fora de tal ótica? c) P. ex: já observou os CAPS (ens. fundamental e médio) e tb os cursos noturnos das "públicas
-
Silvio
Gilberto,Sou testemunha do seu empenho em divulgar a importancia da educacao durante os muitos anos que leio sua coluna. Parabens! Nao entendo bem porque alguns leitores politizaram esta materia
-
Marcelo
Meu caro... Não entende bem "porque alguns leitores politizaram esta materia"? Como diz o ditado: "você pode não participar da política; mas a política sempre participa por você". Enquanto vivermos na "pólis" (cidade, em grego; ou, em outras palavras, realidade social), tudo será político - mesmo que não o saiba... Trata-se, certamente, de um conceito mais amplo de "política"... Dilvulga-se a importância da educação... Em qual contexto!? Quem fala!? De onde fala!? Como fala!? A quem se dirig
-
-
tiziu
...educação... PRIORIDADE... eu acho que não... que delírio é este...
-
Claudemar Bombem
VC deve desculpas aos seus leitores sobre a manchete da materia sobre o CANCER, ate que o faça deve sentir-se envergonhado por ter tanta cultura e educação e utiliza-las de forma tao vil e hipocrita.
-
Renata Bertolo
É bom que se sinta vitorioso com tão pouco, pois essa preocupação da classe C com educação não passa de ilusão criada por esse nosso governo, que deu crédito as classes menos favorecidas para comprar televisores e podem proporcionar educação falida de onde os jovens não aprendem nem mesmo escrever os proprios nomes, mas terão um diploma universitário, uma vez que o objetivo é apenas o diploma e não a sabedoria.
-
harryson tamaraju
Vitória mesmo será quando toda, ou ao menos a maioria da população, conseguir ler os textos escritos e editados nos veículos de comunicação e souber enxergar a que corrente de pensamento pertence, que interesses defende quem o escreveu. E portanto além do que escreveu e mostrou, o que deixou de escrever e mostrar.
-
Caio Márcio Rodrigues
De fato, boa notícia. Agora, passando da 1a para a 2a marcha, vamos convencer o eleitor a sair da preocupação e passar a se ocupar da educação das crianças e jóvens. Paralelamente, convencer o govêrno quanto ao tipo de ensino dar em complementação à educação. O desafio a ser vencido, primeiro, é saber como é que pais sem educação conseguirão dar educação aos filhos. E, segundo, como professores formados em escolas ruins conseguirão dar ensino bom doravante... Hay que trabajar!
-
harryson tamaraju
Depende o tipo de conhecimento. Se for apenas para adestrar, formar técnicos, especialistas para servir ao mercado de trabalho, sem contextualizar nos interesses, paradigmas e doutrinas que povoam as relações sociais, vai ficar lendo textos sem saber o que está implícito, engolindo sofismas e imposturas ideológicas travestidas de intelectualidade, imparcialidade e honestidade.
-
norsonbotrel
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
Caio Márcio Rodrigues
Acho que seu comentário é para alguma outra coluna, não? Linha cruzada?
-
-
Helena Reis
Não é esse o jornalista que deu entrevista pra Sabrina Sato ontem no Pânico?
-
Marcelo Silvestre
"O Datafolh@ detectou que na região Sudeste a educação já aparece, variando de classe social, como a principal preocupação do eleitor." Então a principal preocupação paulista passou a ser o governo do PSDB. Pq os eleitores paulistas estão tão preocupados com educação se o governo do Sr. José Serra foi ótimo?
-
Caio Márcio Rodrigues
Você vive em SPaulo, ou seu comentário foi só para aquecer o teclado?
-
-
Lucia Helena
Gilberto: Você foi feliz tanto quanto cuidadoso ao explicar suas motivações para se 'sentir' vitorioso". Por enquanto, é melhor isso do que nada. No entanto, nenhum político incluiu na fórmula a expressão: projeto decente= cultura + educação. O que há, é o utilitarismo barato de educação, que vende apenas a ideia de ponte à ser atravessada para uma melhora financeira; que não é nem pode ser ,a única razão da existência de um povo politizado e proprietário de sua suficiên
-
Catiane Benediki
Parabéns pela clareza com que define a idéia da educação no nosso país: APENAS UMA PONTE À SER ATRAVESSADA PARA UMA MELHORA FINANCEIRA. Seu comentário foi tão perfeito Lúcia Helena, que atinge em cheio toda a classe política atuante nesse país, independente de estrelas ou pássaros, que pregam que uma pseudo educação é caminho certo para uma vida financeira melhor. Apenas isso!!
-
-
sergio afonso
esta educaçao que seu partido privatizou e tentou desconstruir o ENEM, atravez da grafica folhista-PLURAL.
-
regi
A educação é base para o progresso individual e coletivo. Ao se estudar, aprende a aprender, torna-se lúcido em descobrir e interpretar o cotidiano. Afasta a má fé do político. Instiga, reivindica, busca. No linguajar do Roriz, o pobre é para ser subalterno ao rico, fornecedor de mão de obra barata. Por ironia, o rico se vê obrigado a contratar a escola privada para escolarizar seus filhos, mas a mão de obra, o professor, sai das classes menos abastadas, que se forma nos bancos acadêmicos.
-
Adauto Nogueira
Aos que misturaram política com jornalismo autêntico, uma sugestão: releiam o texto. O que o Dimenstein constatou foi que escolaridade e educação são fundamentais para um povo. Só isso.
-
Marcelo
Você apenas soube "ler" a constatação de que "escolaridade e educação são fundamentais para um povo"!? Só isso!? O que seria "política"!? E "jornalismo autêntico"!? É possível não misturar "política" com "jornalismo"!? Há algo, neste mundo, que não seja "político"!? Crê em "neutralidade política"!? Crê em "jornalismo neutro"!? "Ler" é muito mais do que decodificar palavras; muito mais do que uma relação binária entre palavra-coisa ou palavra-idéia. "As palavras têm sentido e criam sentido"..
-
jopaes
É isso mesmo, Adauto. Seu comentário é correto. Muitas pessoas só sabem jogar pedras no Gilberto. Sem muito discernimento, só atacam, e de um modo muito grosseiro, próprio de pessoas mal-educadas.Responder
-
Marcelo
Infelizmente, você não sabe ler...
-
-
fábio santana
então você apoia o fim do governo psdb no estado de são paulo? e apoia a revolução na educação proposta por mercadante?
-
Tom
Partilho da mesma alegria, fico feliz ao ver a educação na frente de itens como segurança e emprego. Um vultoso e bem pensado investimento em educação vai fazer o brasil dar o grande salto de desenvolvimento para se tornar uma potencia, rezo para que o pré-sal seja essa bolsa que precisamos para o aporte financeiro.
-
Caio Márcio Rodrigues
Porque precisa de mais uma mamata? É só reduzir superfaturamento ao govêrno e já vai ter grana para dar aos 200milhões de brazukas ensino de 1o mundo por muitos anos. Além disso, essa porcaria está aí à vista de todos. Não precisa rezar, é só "rezouver" o problema, enquanto pre-sal, ... conversa para boi dormir. Conhece aquela do pássaro na mão? ou será que você procura mais uma desculpa para adiar o programa de melhor ensino? Manda o pepino para o Criador e continua sugando?
-
-
Fabio Ferraz
Em compensação, a ênfase dos principais candidatos na educação continua sendo ou mirabolante (propostas irrealizáveis) ou rasteira (aposta na mediocridade).
-
Caio Márcio Rodrigues
Pois é. Aí está o problema maior: quem se candidata a mandar não entende nada da profissão. Nós os elegemos para sermos estorquidos por eles. "Me engana que eu gosto" é o que vai por trás do Ordem e Progresso!
-
-
LUCIANA DE ALARCAO CRUZ
Que a saúde do povo daqui É o medo dos homens de lá Sabedoria do povo daqui É o medo dos homens de lá
-
LUCIANA DE ALARCAO CRUZ
"Os anos passam sem pararE não vemos uma soluçãoSó vemos promessas de um futuro que não passa de ilusãoE a esperança do povo vem da humildade de seus corações,Que jogam suas vidas seu destino nas garras de famintos leões .. Que a saúde do povo daquiÉ o medo dos homens de lá Sabedoria do povo daquiÉ o medo dos homens de lá"
-
Carlos Alberto Lyra
Educação e Saúde neste país sempre foram vistas como uma forma meramente subjetiva. Não existe uma política verdadeira de melhora para estas duas áreas tão prioritárias. Todos os candidatos até agora não apresentaram um programa definido para estas áreas.Lamentável os programas de governo desses candidatos.Estamos em um nível muito baixo de opção de candidato.Abraços.Carlos Alberto Lyra
-
Caio Márcio Rodrigues
Subjetiva? Nada disso: muito objetiva. Uma clara têta. Principalmente o que chamam de "saúde". Analisa as tiradas dos candidatos médicos, e verás. Mas isso é para outra coluna.
-
-
José Roberto Mazer
É essa educação, sr Gilberto, que voces do PSDB, sucatatearam, filhos de trabalhadores nao precisam estudar, já tem a elite das escolas paticulares para dirigir, para pobre, passam apenas cursos rapidos, conforme sua funçao na produção. E é essa educação que vai derrubar mais o seu Alckmin, pro segundo turno.
-
José Roberto Mazer
é Ricardo pelo jeito vc entendeu o texto, agora imagina o texto das criancas das escola publicas de SP do Alckmin, como está. FORA ARROGANTES TROGLODITAS do PSDB.
-
José Roberto Mazer
As viuvas do DEM e PSDB, podem chorar, seus ilustrissimos pensadores, inteligentissimos vcs, se acham o mais, por isso que estao se afundando, vcs nao consegue falar com "gente". O enterro do PSDB é dia 3, Aecio cordenará.
-
Ricardo Costa
Educação é algo que poderia beneficiar pessoas como o sr. José Roberto Mazer - alguém nitidamente preocupado em expor seu ponto de vista, mas que se torna incompreensível quando utiliza a forma escrita. Parabéns Gilberto - independente de linha política, educação muda o destino de um país - exemplos não faltam. Que essa tendência notada por você se intensifique nos próximos anos - para que nas próximas gerações, pessoas engajadas como o sr. José Roberto possam se fazer compreender.abraços /
-
walter josé de matosinhos matosinhos
Gilberto, cuidado com o roitwaler aí (não se nome do cão escreve desse jeito, mas dá para entender ). Ele tá zangado. Pense bem: ele está assim com a candidata dele na frente nas pesquisas. Já imaginou se não tivesse? Eles mordem de qualquer forma; peldo telefone, internet, jornal, revista, bíblia etc. Eles estão doidos para que o canil seja aberto, o que acontecerá depois das eleições. Cuidado, muito cuidado....e tome a vacina antes.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.