Ambiente > Ativistas ambientais protestam contra uso de energia nuclear na Alemanha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Renato D'Arrigo

    Ativista verde é igual sindicalista: se resolver o problema eles não têm mais motivo pra existir. "Cara, e agora? Vão resolver o aquecimento global! E os milhões em doações pro Greenpeace, a gente vai deixar de receber essa grana? Temos que dar um jeito nisso!" :)

    Responda
  2. Luís Antônio Albiac Terremoto

    Desejo pleno sucesso aos Alemães na utilização de fontes alternativas para gerar energia elétrica. Porém, em caso de desabastecimento, recomendo que importem eletricidade dos seguintes países vizinhos: França (75% da eletricidade gerada por usinas nucleares), Bélgica (52% da eletricidade gerada por usinas nucleares) e Suíça (40% da eletricidade gerada por usinas nucleares).

    Responda
  3. Immer Wieder

    Se os seres humanos escolherem continuar vivendo no atual padrão de consumo em geral, será inevitável utilizar a energia nuclear. Não há nada descoberto neste planeta que produza a mesma energia que o Urânio, com a mesma massa. Para se ter uma idéia, a energia liberada pela fissão de 1g de U235, é igual a 5,16 toneladas de TNT. Agora calcule a comparação com carvão ou petróleo. É simplesmente ridículo. As pessoas deveriam se preocupar é com a segurança do processo, não com o mérito da radiaç

    Responda
  4. mota-88

    Vejam vocês, o Brasil tem um projeto de construção da Usina Belo Monte (geração de energia limpa, renovavel e finita) e isto ja gera protestos mil (inclusive do Diretor de Avatar, que acabaram com os seus indios e agora faz media com os indios dos outros), Imagine se nos estivessemos projetando a construção de Usinas Nucleares, o mundo cairia em cima de nos.

    Responda
  5. mota-88

    Vejam voces, o Brasil tem um projeto de construção de uma Usina Hidroeletrica (Belo Monte) que utiliza a geração de energia hidaulica, é um processo renovavel, e isto gera protestos mil, inclusive do Diretor de AVATAR (eles mataram os indios deles e agora quer se aparecer com os indios dos outros), imagine se nos estivessemos discutindo a construção de uma Usina Nuclear que no futuro sera a mais segura fonte de energia.   

    Responda
  6. XICO SP

    Então porque será que o Irã insiste tanto na tal energia nuclear e o Lula apoia tanto a idéia? Se não é renovável, nem limpa, e o Irã é um dos maiores produtores de petróleo, porque esta insistência? Tem lula, quero dizer tem truta aí!

    Responda
  7. Wat

    É um fato que o maior problema ambiental no mundo neste momento é o efeito estufa/aquecimento global. Também é um fato que a energia nuclear é neutra em relação ao efeito estufa. Ao atacar a energia nuclear, os ambientalistas só estão agravando o problema do aquecimento global.

    Responda
  8. Ronaldo

    No médio prazo a humanidade não tem como sustentar seu consumo atual sem a energia nuclear. Não há nada que possa mudar isso. Todas as fontes de energias renováveis juntas não são suficientes, então ou voltamos para a idade da pedra ou tratamos de investir em energia nuclear -- não apenas a de fissão, mas também, principalmente, a gerada pela fusão nuclear (ainda um sonho distante).

    Responda
  9. Magnani

    Que Bizarro, e eu sempre achei que por ser a energia nuclear uma energia limpa ela fosse uma das grandes alternativas do futuro,...é claro que existe um risco mas...o q os ambientalistas querem? um mundo inteiro movido a energia solar e aeólica? não é reclamar de barriga cheia?

    Responda
    1. XICO SP

      Para retirar o minério podemos usar biodiesel, e de qualquer forma o uso de diesel de petróleo pra retirar o minério é muito pequeno se considerarmos outras formas de energia,Chernobyl aconteceu porque os sovieticos eram muito incompetentes, como em geral os comunistas burocráticos que adoram estatais para colocar seus apaniguados.A energia nuclear ainda é uma alternativa que não pode ser dispensada muito melhor que o petróleo, que este governo tanto aposta, a conferir....

    2. Erico Martins

      A energia nuclear não é limpa nem renovavel. Primeiro é preciso extrair o minério de urânio, processo que demanda uso de maquinas movidas a diesel. Depois é preciso separar o urânio do minério, que demanda processos químicos e mecânicos (mais trabalho e energia). Por fim é preciso enriquecer o urânio, e é nessa fase que se gasta tanta energia (nas supercentrifugas) que o EROEI é pouco maior que zero. Em outras palavras um péssimo negocio.

    3. Mauro Rodrigues Junior

      Na verdade, Paulo, a energia nuclear causa problemas no processo após a produção da energia. O material radioativo resultante do processo pode até ser reutilizado, mas exige uma série de tratamentos (químicos, radioativos, etc) que origina mais "lixo" do que benefícios, além do que esse material chega num estágio que não pode mais ser reutilizado. Quando isso ocorre, este produto radioativo deve ser acondicionado em locais fora do perímetro urbano. A pergunta: Quer este lixo no seu qu

    4. Renata Nory

      Olá, Paulo! Para fundamentar melhor sua fala procure saber os efeitos que a radiação (que leva milhares de anos para chegar a níveis aceitáveis) causa nos seres vivos. Além disso, procure saber a quantas anda o projeto de proteção à população das imediações das usinas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Creio que não precisamos de mais um problema. O Brasil pode investir muito ainda em energia hidrelétrica.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.