Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Descrward

    Eleito democraticamente... A oposição ganha, mas não leva. A TV ignora a existência de oposição e faz mantras. Democracia boa essa, hein?

    Responda
  2. Carlos Eduardo Alves da Silva

    Muito obrigado, Clóvis Rossi. O seu artigo sintetiza bem o que vemos de Chávez. Ele adoraria ser um ditadorzinho. Mas alguns da sua oposição não tem moral alguma. E infelizmente o povo venezuelano é obrigado a aturar ou o péssimo Chávez ou os péssimos seus antecessores.

    Responda
  3. martinho henriques

    voçes sabem quais os paises que mais crescem no mundo? O paises são em ordem decrescente - CHINA, VIETINAN, CAMBOJA, INDIA, RUSSIA, BRASIL E ALGUNS MAIS. TODOS ESTES PAISES COM EXCESSÃO DO BRASIL SÃO PAISES COM REGIME SOCIALISTA COM ECONOMIA DE MERCADO. AI PODE-SE DIZER QUE O SOCIALISMO NÃO CAIOU QUEM MODIFICOU FOI O SISTEMA ECONOMICO.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Alves da Silva

      India e Russia socialistas?

  4. Apila

    Fora de foco os comentários de Rossi, a social democracia faz água na Europa e abre espaço para a extrema direita, o que preocupa. Quanto aos predicados democráticos do Chaves, realmente foi forçada esta avaliação, creio que houve aí uma tentativa de ser simpático aos lulistas. O que é sabido e provado, é que o socialismo como teoria, se anula na prática, uma vez que este carece de mantenedores para suportar o peso do estado, e hoje falta neve para fazer crescer a bola.

    Responda
  5. Lucia Helena

    Ah! Quem me dera ter podido viver na Rive Gauche para poder flanar com o melhor e o pior das cabeças de Verlaine, Rimbaud, Hemingway, Victor Hugo, Fitzgerald e cia. limitada; para poder frequentar as maravilhosas livrarias/bibliotecas de empréstimo de Silvia Beach, Gertrud Stein e Adrienne Monnier. Daí, a realidade me chamou. Veio Deus e ordenou: você irá nascer na América Latina, dona moça! Para ser mais exato, em 60 no Brasil. Irás purgar todos os seus pecados. Verás, o que é bom para toss

    Responda
  6. emerson de faria

    O socialismo que deu certo é a social-democracia da Europa Ocidental, pragmático e de objetivos, sem perder a sua identidade, e ponto final. Qualquer outra manifestação radical resulta na ditadura do proletariado. E só os muito fanáticos - ou muito bu.rros, para ser mais claro - teimam em não ver isso.

    Responda
  7. Zeh

    Assistido com a devida atenção, "Adeus, Lênin" mostra um mundo (criado pelos personagens, os filhos) onde o respeito mútuo entre os dois sistemas em guerra seria possível. Um mundo onde poderiam existir comunistas e capitalistas sem um "Muro de Berlim". Ou seja, um mundo do respeito, do amor ao próximo, da verdadeira humanidade. Talvez, o Clóvis Rossi não tenha percebido isso. Talvez, ele não tenha interesse em perceber isso. Aliás, a Venezuela nem mesmo fica no Caribe...

    Responda
    1. Daniel

      Caro Victor Silva, você já foi à Venezuela? Uma das coisas que os venezuelanos mais exaltam hoje em dia é a porção do mar do Caribe que lhes pertence. Estive lá em julho passado e fiquei espantado com o controle exercido pelo Estado, que estende seus tentaculos a todos os setores e regulam as vidas das pessoas até sobre a quantidade de produtos que podem ser adquiridos nos supermercados. Assim, o Estados incha com chavistas que, mesmo não sendo convictos, querem garantir seus benefícios.

  8. Dewey

    O socialismo se especializa em distribuir as riquezas criadas pelo capitalismo.

    Responda
    1. emerson de faria

      Em Cuba é assim? E na China, também?

  9. Emerson Paubel

    No século XX, o Comunismo matou 100 milhões de pessoas. Mesmo assim, ele é tolerado nos países ocidentais, isto é são permitidos partidos comunistas e exibição da foice e do martelo, símbolo de opressão e assassinato. Imagens como a do psicopata do Che Guevara - transformado no Robin Hood do século XX - tornaram-se grife de estudantes e revoltados de plantão. Já está na hora de rever nossos conceitos.

    Responda
  10. julinho da adelaide

    Amigo Clóvis Rossi, já não é hora de abrirmos os livros, e declararmos que o Lenin com sua revolução sairam exatamente de wall street e, que, as viagem muito bem documentadas de Trotiski entre wall street e o front de guerra bolchevista nada mais foi, que para levar grandes futunas para bancar o esforço de guerra?? Vamos começar a falar sério!! Se a história não estiver mentido, todo este blá blá blá de comunismo foi uma cortina de fumaça para enganar as grandes massas pelo capital criminoso

    Responda
  11. juliano melo

    Àqueles que criticam o comunismo por considerá-lo anacrônico: Vão ler um pouco sobre história e vão descobrir que esse capitalismo não foi esse "paraíso" desde sempre. Se não fosse pela luta de muitos operários no século XIX e XX vocês poderiam ainda hoje estar trabalhando dezoito horas por dia junto com seus filhos. Antigo, senhoras e senhores, mas que nunca sai da moda em qualquer sistema econômico é a exploração do homem pelo homem.

    Responda
    1. EuMesmo

      Vá ler um pouco sobre história vc!, luta contra a opressão é uma prática mais velha que andar pra frente e está relatada em produções (pinturas, literatura e etc) das mais antigas civilizações. O Marx conseguiu enfiar na cabeça de seus seguidores que ele descobriu a roda...hahaha..tadinhos.

  12. Peba do Norte

    Rossi, Tenho em minha casa este filme,que volta e meia assisto e dou boas gargalhadas.Entre tantas cenas,destaco uma: Onde o filho grava um jornal da noite para sua mãe assistir.O velho Trabant,enfim....quem não assistiu,deve correr e comprar.Lembro tambem da musica de Chico,Carolina....O tempo passou e só o Plinio não viu.... Perfeita a sua analise.

    Responda
  13. Fabsss

    "José Mujica, de impecável biografia esquerdista" Não entendi Clóvis. Quer dizer que para se constatar o óbvio agora (que a estatização é algo ultrapassado) precisa ser um esquerdista impecável? Um direitista que dissesse a mesmíssima coisa não deveria ser ouvido porque ele não tem uma impeçavel biografia esquerdista? O que importa então é QUEM diz e não o que se diz? A coletivização dos meios de produção só será ultrapassada quando um stalinista de biografia impecável v

    Responda
  14. Fabsss

    Se você ousa de chamar a oposição venezuelana de golpista e mais antidemocrática que o próprio ditador.. como você chamara a oposição armada ao regime militar brasileiro (tão autoritário quanto Chaves) de que Dilma e Franklin fizeram parte? Eram golpistas então? Antidemocráticos sabemos que eram pois queriam implantar a ditadura do proletariado nos moldes leninistas

    Responda
  15. Fabsss

    "O presidente Chaves tem toda a legitimidade para tentar seguir por esse caminho, eleito democraticamente" Clóvi s Rossi, volte a Academia e estude um pouco mais para saber o que significa democracia. Use o seu prestígio e faça um curso de verão em Harvard, Stanford ou Yale e pergunte a algum teórico da democracia se há democracia na Venezuela e se os pleitos forem democráticas Golpista é Chaves que tentou tomar o poder pelas armas e agora tenta mante-lo por reformas constituci

    Responda
  16. Intrépido

    Mais velho, mais tolo, mais vendido! É o triste fim de um "pseudo-jornalista" Diz aquilo que os patrões querem ouvir!

    Responda
  17. Miro Junior

    Já que o assunto é a dicotômia: O PT tem 30 % de aceitação na população brasileira, o Lula é o presidente mais popular da nossa história, Dilma está há um passo de vencer no primeiro turno; enquanto isto na sua empresa não encontramos um artigo ou reportagem que não tenha intensões oposicionistas...Em outras palavras vocês são uma espécie de negativo da imprensa Chavista.

    Responda
  18. Sr

    "Adeus, Lênin" é realmentemuito bom. "Na noite eleitoral, desfilaram por elas (as TVs estatais) jornalistas e outros personagens do chavismo --e só eles." Enquanto, em Havana, uma mamma barbuda assistia a tudo; caindo logo depois nos braços de Morfeu...feliz.

    Responda
  19. Luiz Carlos Souza Santos

    Excelênte texto Rossi. Vou perambular e ver se encontro esse filme... parece ser bastante didático. Essa sua crítica ao comportamento da esquerda latino-americana diante de intelectualóides europeus me lembrou um texto de Nelson Rodrigues chamado "As Cabeças Rolantes" (republicado na coletânia "A Cabra..."), sobre a visita de Sartre ao Brasil, em que ele diz que "Quando ele [Sartre] apareceu, só faltaram lamber-lhe a bota". Pelo jeito é coisa velha, não é do século 21.

    Responda
  20. rsp

    Parabéns pelo artigo. É realmente difícil de entender porque o Comunismo acabou no mundo inteiro e aqui no Brasil e na América Latina teima em persistir. É tudo tão atrasado, tão velho e realmente utópico que chega a ser engraçado. Talvez seja que nem chapéu, que alguns velhinhos continuam usando mesmo depois de terem saído de moda...

    Responda