-
ruiruzcaputi
Não há como separar religião politica, familia, Pátria, Deus, etc... Esses valores fazem parte de nosso cotidiano. Fala-se muito em separação, mas isso é mera vã filosofia. As pessoas tem seus valores, e querem ve-los respeitados.
-
stoimenof
Acontece que TODOS tem valores e nenhum valor é superior ao outro por isso o Estado laico nao deve tomar partido de um tipo de valor específico
-
-
Doctor Cris
Parabéns Gilberto Dimenstein por dar uma visão ponderada sobre a falsa polêmica criada pela turma do Serra, em mais uma tentativa mesquinha e desesperada de virar o jogo democrático. Parabéns mesmo!!!
-
proberto
ou boboca
-
proberto
Deus não precisa de ajuda de ninguem, principalmente
-
proberto
Seja um simples fiel, seja um obreiro, seja um pastor ou um Bispo. Ou há prova em cima de fatos, ou está nO Livro. Não há autoridade fora disto. É um falso testemunho, está na Lista do que NÃO PODEMOS fazer. Se alguem fez isto, seja lá quem for, TODOS os testemunhos desta pessoa estão sob suspeita, e sua confissão de fé - com certeza - é falsa. A história de que é boa a intenção, e é para ajuar a Deus é papo furado. Deus não precisa de ajuda de ninguem, principalmente
-
proberto
Dilma e aborto: Falar de alguem com intuito de prejudica-la é DI-FA-MAR. Bom, mas se fala uma verdade. Será? Só há dois modos de dizer uma verdade para um cristão. Ou vinda dO Livro, ou vinda de provas - não de um ouvir dizer ou de que "alguem me disse". Se qualificar alguem fora disto, é um MEN-TI-RO-SO!
-
Amelia Gonçalves
Mais que "baixaria", pois Serra e Marina sempre tiveram opinião firme sobre o assunto, problema mesmo foi a opinião de conveniencia de Dilma. Falar q quer levar o aborto como mais um serviço do SUS e depois se dizer contra por pressão dos conservadores ficou muito feio. Confiaria muito mais nela se tivesse uma só opinião, que ela fosse coerente com suas histórias. Por isso voto em Serra, conservador talvez, mas coerente. Em Alckmin e seus parceiros políticos como o dep f
-
adal
Gilberto, e não é só isso. Agora os serristas 'tão fazendo proliferar na internet a invenção de q Dilma declarou q nem Deus impede a s/vitória no 1º turno d/eleição. Tenho absoluta certeza de q, se houve mesmo essa declaração, Dilma jamais ganhará esta eleição. Mas, se se trata de mais uma das inúmeras e habituais invencionisse dos serristas, podem todos ter certeza absoluta de q Dilma terá a maior das vitórias em eleições presidenciais. Deus, por s/espíritos de luz, fará a jus
-
Paulo Cesar Umuarama
Cara meus sinceros parabéns... Até que enfim alguém da mídia com visão clara. Seu texto é claro, conciso, eficiente, pratico e de agradável leitura.
-
mineirinho
Aborto não é só questão religiosa, é também moral. Usar palavras vagas e subterfugios para justificar a morte não é "apenas" anti-cristão, é também imoral . A constituição já prevê as situações justificáveis, não podemos contemporizar com esse crime contra a vida humana.
-
Carlos Eduardo
O estupro seria uma situação justificável? Só por aí vemos quanta hipocrisia há nesta questão. Antigamente, quando a mulher casada era considerada incapaz, o relacionamento fora do casamento, quando resultava em gravidez, era tido como estupro e daí a honra seria protegida com o aborto. É hora de debater a questão!!!
-
-
eletrico
parabens dimenstiein,um comentário sensato.tambem considero o aborto um problema de saúde pública.e como tal ser tratado como política pública,com a participaçao da sociedade e trata-lo sem hipócrisia.principalmente não misturando esse assunto tão importante,tratando-o de forma banal com intuito eleitoreiro.
-
Patrícia Ferreira e Silva
Questiono se as pessoas que veementemente formulam suas opiniões com base em achismos saberiam do que se trata "alteridade". Questiono tmb se essa mesma veemência as inspira auxiliar de forma direta e incisiva famílias, mulheres e crianças em situações de extrema vunerabilidade. Passei por um aborto espontâneo, experiência que me fez compreender a importância da legalização do aborto e vê-lo como tema de saúde pública. Sim à vida e ao respeito às vontades individuais,princípio democrático ma
-
Aline Gonçalves
Não foi o aborto que causou polemica, ou baixaria como disse. Foi a posição da candidata. Ela disse que era a favor da 'descriminação' do aborto, por questão de saude publica, mas quando as igrejas apertaram ela disse que é contra. Um presidente precisa ter uma opnião sobre esse item, e defende-la ou abrir para a população decidir. Se você tivesse uma idéia do que mulheres passam para fazer um aborto,talvez pudesse colocar na agenda do pais, agenda a qual não é determinada, por
-
canela
Independente de ser contra ou a favor do aborto , o que vemos de ambos os lados são politicos guiados pelo MKT , falam aquilo que acham que o povo quer ouvir e não aquilo em que realmente acreditam , sou contra o aborto , mas respeito muito mais um politico que coloca sua real opnião , mesmo que ela seja contraria a minha ,
-
canela
Para mim o Aborto de hoje segue a mesma lógica dos crimes de honra do seculo passado , dava-se ao homem o direito de matar a mulher para lavar sua honra em casos de traição. A Lógica do Aborto é muito simples , esta criança vai incomodar minha vida , então eu tenho direito de me livrar dela , por esta linha de raciocinio o homem poderia então matar sua mulher quando se cansar dela , para não ter que pagar pensão o resto da vida , O que Bruno do Flamengo fez em nada difere de uma mulher&nbs
-
Aline Gonçalves
Essa é a sua lógica de aborto, de alguém que nunca precisou pensar muito em criar/educar uma criança, parar sua carreira e sua vida para que essa criança não mereça a prisão pépetua ao crescer, essa é a missão dos Pais, não muito abrangente. A decisão de ter ou não uma criança é da mulher, ainda que os métodos contraceptivos sejam eficientes ... Acredite, ninguém QUER abortar, por isso não deveria ser proibido ou crime, só uma escolha.
-
-
canela
Caros , misturar Aborto com união homoafetiva , é um grande engano , são dois assuntos totalmente independentes , o aborto tem que ser mediado pelo estado pois é um conflito de interesses de um lado o direito da mulher e de outro lado o direito do mais fraco o FETO , o aborto não pode ser visto pelo lado apenas do direito da mulher , pois não é ela que sofre o aborto , mas quem pratica , já na união homoafetiva as partes envolvidas apenas querem legalizar uma situação que vivem na pratica /
-
sidi
Gilberto , você não tem saida . Se se escrever qualquer coisa sobre Dilma ,ou vc será taxado de direita ou esquerda, mas de qualquer forma você me inspirou confiança em ser isento no seu comentário ,isso é muito bom para os leitores desse jornal imundo.
-
maribranca bravi
entao porque voce le esse jornal?
-
-
Luana Biondo
Ao que se nos parece, Dimenstein aderiu àquela sabedoria popular: "Já que não se pode vencer o inimigo, junte-se a ele". Para isso, é válido até atacar o velho e corroído tucanato paulista...rsss. Quem diria, hein Dimenstein? Aí vai mais uma máxima popular: "Quem te viu, quem te vê, hein?"
-
lucadealmeida
Hoje o texto é digno de um jornalista. Pena que não foi isto ocorreu com as anteriores. Estavam trabalhando para o PSDB. A dignidade da profissão teria que ocorrer em todos os momentos, não somente agora que as toalhas estão no chão.
-
Zander Nogueira Martins
Aparentemente, o Gilberto está desinformado. A baixaria foi causada pelo fato de que a Dilma SEMPRE foi a favor do aborto, oralmente e por escrito. Foi a Casa Civil, na sua gestão, quem deu acabamento ao PNHD, concebido alhures.
-
Paulo Bruno
Entendi sua intenção nessa matéria, você está afirmando que Dilma é a favor do aborto, assim, jogando-a contra os eleitores cristão. Muito bem pensado, mas evangélicos não lêem a F0lha.
-
Marcelo
É, sr. Dimenstein... A coisa está feia para o seu lado. Sim, eu concordo com o conteúdo do seu texto. De fato, um factóide dentre tantos outros, que foram divulgados pela Grande Imprensa ao longo deste período eleitoral, com o intuito de derrubar o favoritismo de Dilma Rousseff (PT). Contudo, a essa altura do campeonato, depois de tanto ter colaborado em suas colunas com o complô midiático pró-Serra e contra-Dilma, o sr. escrever um texto assim, parece forçado demais... Soa falso, de verdade
-
Carlos Eduardo
E se alguém é contra o aborto e uniões homoafetivas somente em razão de sua crença religiosa, e com isso quer forçar os outros a se portar de acordo com sua religião, está violando a liberdade de consciência e de crença inscrita na Constituição. E mais, de acordo com o Art 19, I, da CF, o Estado NÃO PODE ESTABELECER DEPENDÊNCIA ou aliança com grupos religiosos, a não ser que a colaboração (a aliança) se dê por interesses que estão acima de qualquer credo em particular, interesses públicos.
-
Aline Bissoli
Aborto é assunto de saúde publica - e não religioso! assim como homossexualismos é questão de escolha, e a religião não deve interferir na escolha os brasileiros. proibir o aborto e homossexualismo é continuar do jeito que está: - abortos clandestinos - homossexualismo vai continuar ué já passou da hora daqueles que não sao religiosos poderem escolher o que é melhor para si.
-
Carlos Eduardo
Infelizmente, Dilma teve que se curvar ao discurso fanático religioso, que não aceita nem o debate amplo destas questões. E cá pra nós, tem gente que votaria num candidato tão somente guiado por estas dois temas: aborto e homossexualidade. Mas se esquecem que independentemente de qualquer governo esses temas serão enfrentados. E já passou da hora!
-
TABC2013
A verdade é que se TODOS prestassem atenção nessa atitude da Dilma (de falar uma coisa e depois dizer que não era assim), deveriam não dar 1 voto se quer a essa senhora. Mas o problema é que isso já virou passado. Assim como é passado o mensalão, os correios, as ambulancias, a receita, a Erenice, o Celso Daniel... Isso é Brasil !!!
-
TABC2013
O Sr. é quem está sendo baixo com seu comentário, Sr. Gilberto. Porque o Sr. não submete um filho seu ao aborto ? A Dilma tinha dito sim ser a favor do aborto. E o fato é que agora desmente. Diz que não, como boa senhora. Até aí, era a opinião/posição dela a esse respeito. Mas agora mudar e vir mostrar ser boazinha ? Aprendeu bem com o Lula. Jogo sujo! E os outros candidatos quem levam a culpa por isso ?
-
Sérgio Costa
Gilberto, Você é incurável!! O Bispo Edir de Macedo está defendendo o aborto ou fazendo planos de abocanhar mais benefícios públicos de qualquer naturaza? Na hora que as instituições forem completamente solapadas, espero que venha a público dizer que ajudou a confundir a cabeça do elitor.
-
Moises
Sr.Gilberto. .Sabemos que por diversas vezes a Sra. Dilma se declarou a favor da descriminação do aborto. Isso quer dizer ela é a favor do aborto. Como isso não dar votos, então ele muda de opinião. A questão do aborto deve ser vista como política de Estado na área da Saúde. A onde o Senhor Ver baixaria, eu vejo falta de honestidade intelectual da parte de Sra. Dilma.
-
Edson Almeida
O que nós presenciamos nesse final de campanha, foi uma vergonha nacional. Um homem que diz respeitar a liberdade de expresão, a democracia, mas não respeita integridade da pessoas, acusa sem o menor excrupulo tentando convercer os outros que o mesmo é melhor, primeiro esse candidato deveria respeitar a escolha de cada eleitor. O Brasil e um pais de multiplas caras, onde tem que ser respeitado as diversidade e não se sentir autista passando como um rolo compressor pelas pessoas.
-
Moises
Sr. Gilberto. Eu vejo honestidade intelectual a onde o Sr. ver baixaria, todo ponto de vista é a vista de um ponto. A Sra dilma deu varias declarações que é a favor da descriminação do aborto. isso quer dizer. "Ela é a favor do aborto" a sua analise é de uma pobreza intelectual imensa. A questão do aborto deve ser vista como uma politica de Estado na area da saúde, não um subtefugio para ganha votos. Ela admite que é a favor ontem, nega hoje, e aprova amanhã. a vida humana pra ela não tem v
-
Não tenho apelido
Tomara que por essa covardia ela perca os votos das feministas que acham que a decissão sobre o aborto cabe a mulher.
-
diogo
Tenho duvidas sobre o pensamento desse colunista. As vezes penso: será que ele é daqueles que "bate e depois assopra" conforme a conveniência?
-
Rachel Silva
Em primeiro lugar ela não deveria ficar mudando suas convicções toda vez que percebe que não está agradando o eleitorado. Ela e seu chefe só se preocupam com os prejuízos políticos. O eleitor tem o direito de saber o que pensam os candidatos e sobre o passado deles. Está na cara que a Dilma fala qualquer coisa para conquistar votos e de baixaria ninguém entende melhor do que o partido dela. Por que você não reclama do seu presidente misturar religião com politicagem?
-
TST
A cada frase que eu lia volta os olhos para ver o autor. Caramba!!! Cheguei a pensar que estava na coluna errada.
-
thdiass
Gilberto, eu não gosto de tuas "análises" e lamento tua influência sobre as pessoas, mas devo te conceder um ponto por esta. Não por ser "pró-Dilma", mas por ser clarividente.
-
Miguel
Gilberto: Correndo o risco de nunca mais poder postar mensagem nesse espaço... Você está tendo uma atitude digna de um I D I O T A ! ! ! Você, até agora, negou sua inteligência, negou seus escritos e nos brindou com petulâncias encomendadas. Agora, com o fim anunciado de teu (da F S P) candidato, vem com essa ladainha... Você comandou mais baixarias (pseudointelectuais) do que o Serra! Ele, ao menos almejava um cargo. Você jogou no lixo a tua históri
-
rinaldo ribeiro
Os aves de rapina estão em debandada, como no filme "O rei leão"...Qual será o filhote que ficará perdido? Gilberto parece temer ser o escolhido.
-
Sr
Pois é. Quem diria...o PSDB, a Social-Democracia Brasileira, aquele quese gabava de ser um reduto de intelectuais, dando essa guinada emdireção à direita mais reacionária e usando tanta baixaria propositalmente apenas por interesses eleitoreiros.
-
Ronaldo Amorim
Perfeito!!! Comentário honesto, inteligente, sem preconceitos ou movido por paixões politicas e religiosas.
-
roberto rodrigues de atiade
que coisa nao devemos esquecer que apesar de politica e religiao nao se misturarem alguns principios devem ser mantidos!
-
Seilon ALVES
Quando uma pessoa defende a legalização do aborto (a Dilma defendeu na revista Marie Claire) e é simplesmente lembrada por isso,é baixaria.Mas quando uma pessoa se diz contra a legalização,e é chamada de atrasada,não é,né... Ou seja:os defensores do aborto,por serem "descolados",têm o monopólio da crítica.Os contrários,por serem "atrasados",não podem sequer falar que uma pessoa defende o aborto,pois aí,é baixaria.Que belo democrata é o senhor!!!
-
J Morsoletto
Essa lei sobre a permissão do aborto é patética e inoportuna. Todos nós sabemos que a questão em discussão passa longe, muito longe da saúde da mulher. Imagine se no Brasil isso não será uma verdeira carnificina contra gravidez indesejada, que aliás, são contraidas em qualquer canto das nossas cidades. A nossa legislação já possui proteção a mulher quando existe risco, permitindo o aborto assistido por médico. O que estamos tentando fazer é mais uma "abertura" inconsequente e irrrespo
-
José Alcides
Gostei do seu comentário Gilberto, pois foi isento, e acredito também ser sua opinião sobre o aborto.
-
Kinob
Foi isento de inteligência isso sim e eivado de verbalismos e clichês esquerdistas.
-
-
felpa
O livro "Freakonomics" tem um capítulo inteiro que versa sobre como o aborto nos EUA ajudou a diminuir a violência de forma dramática naquele país. Repartir um litro de leite por 3, ao invés de 7, é o começo para uma vida saudável. Um filho numa escola particular é o básico para uma vida com objetivos realizáveis. Ser mãe e poder trabalhar é o mínimo que uma mulher precisa para ter uma vida dígna. As palavras sobre evitar o aborto são belas, mas irreais em estados
-
Lucia Helena
Olha Luis, se a privatização da verdade fosse propriedade de qualquer de nós, o mundo seria um paraíso. O fato é que ele não o é. O que atrapalha ,é ESSA FALTA CRÔNICA DE EMPATIA que traz algumas pessoas para a internet, cheias de ódio em suas opiniões, prontas para a prática da tentativa de violentar as pessoas discordantes, pelo emprego da força e do abuso nas palavras. Considero respondidas as suas perguntas que mais me parecem SENTENÇAS DE QUEM DESCONHECE A CAUSA DA PRÓPRIA NATUREZA. /p
-
canela
Cara Lucia , uma coisa é o seu corpo , outra coisa é o feto ,a maior prova de que o feto não faz parte do corpo da mulher ,é a facilidade com que a mulher defende se livrar dele , por ex feministas consideram como barbara a cirurgia de cortar o clitoris da mulher em alguns países islamicos , pq é claro que faz parte do corpo da mulher , mas o aborto representa apenas o direito de se livrar de um incomodo . Eu prefiro não ter sido abortado e voce ?? gostaria de ter sido abortada ??
-
Lucia Helena
Ricardo: Acho que a melhor leitura da realidade ,é aquela que se faz por iniciativa própria, resultante da observação direta do cotidiano. Os livros ajudam , claro; mas nada como pensar pela própria cabeça. Não concordo com nada do que você escreveu, visto que o horizonte feminino é bastante mais amplo e arejado do que esse aperto de ideias que você defendeu. Para começo de conversa, de aborto, entende mais quem possui útero e alma .Conta de chegar para não chegar a nada, é outra hist
-
Kinob
Você tem a exata noção do momento em que as células se diferenciam e formam um ser humano? Se tem, explique-me por favor. Uma coisa é constatar que o zigoto é um monte de células, outra bem distinta é a interpr.etação do que significa esse monte de células e algumas dessas interpr.etações são viciadas por uma cosmovisão materialista e utilitarista da vida que de forma alguma podem ser válidas. Dizer que o zigoto é algo sem razão e não um ser humano no estágio inicial é ser contra as evidênci
-
Kinob
E daí que isso ocorreu ao longo da história? Está dizendo isso como se eu não soubesse. Também aconteceram vários assassinatos de inocentes na história e nem por isso achamos legítimo o assassinato. E quando que as células ficam diferenciadas? Esse é o critério para dizer que alguém é ser humano? Meu caro, sua visão de dignidade está baseada numa cosmovisão utilitarista, é sim um assassinato matar um feto, nada justifica a morte de um inocente. Ser digno é dar a chance d
-
felpa
Há milhares de anos que as mulheres do mundo se utilizam de métodos abortivos: papaia, canela, andar a cavalo, praticar esportes de impacto, etc. Esse é o ser humano através da história. Vc chama algumas células não diferenciadas de feto. Eu chamo de "algumas células não diferenciadas". Eu penso que famílias pequenas tem maior chance de ter uma vida dígna. Vc pensa que a dignidade da família tem de ser sacrificada por conta de uma gravidez não desejada. Chega por aqui, p
-
Kinob
Atualmente é prática comum atribuir loucura a outra pessoa pelo simples fato de não conseguir entender os argumentos da mesma. É realmente muita desonestidade proceder dessa forma.
-
Kinob
Eu? Tem certeza? Alguém que acha normal ma.t.ar fetos para diminuir a violência é que deveria procurar um tratamento. Mas se formos tomar os seus princípios como parâmetro de normalidade, aí sim eu teria que me internar.
-
felpa
Vc tem algum problema, Rodrigo? Já pensou em procurar ajuda profissional?
-
Kinob
Então para alcançar um fim bom podemos lançar mão de qualquer meio? E daí que o tal livro disse isso? O que tem a ver a realidade no Maranhão ou Piauí com o fato de aborto ser errado? Não misture as coisas. Se formos pensar que nem você, então vamos lançar uma bomba nos locais mais violentos e acabar com a violência.
-
-
Claudemar Bombem
Gilberto voce ainda precisa pedir desculpas aos seus leitores pela manchete da materia sobre o CANCER.
-
FL
comentário - parte3O Governo, o PT e seus aliados apóiam a descriminalização do aborto. Leia o PNDH-3, a disposição nos site do Governo Federal. Descriminaliza r é incentivar o aborto e permitir que clínicas abortista se instalem em nossa nação. Aí, vai virar um comércio para a matança de crianças. Reflita em quanto é tempo. Essa questão é seríssima! Que Deus ilumine a nossa mente e nos acrescente sensatez. (encerro o meu comentário)
-
felpa
As clínicas de aborto ou "especialistas" já existem há muitas décadas... Só não vê quem não quer. Algumas células não diferenciadas não podem ser chamadas de "crianças". Reveja seus conceitos... Responsabi lidades aos pais? É essa criança que vai vagar pelas ruas sem preparo pra ser alguém. Isso sim é um sacrifício de inocentes. Pare de rezar tanto, e passe a visitar mais o site do IBGE...
-
-
FL
comentário - parte2 Nos casos em que o fato já é consumado, ou seja, a criança é concebida sem planejamento, cabe aos pais assumir a responsabilidade e cabe ao Estado prover mecanismos de apoio a essa família e não eliminar uma vida, com a escusas de estar amparando a saúde da mulher. Aborto é o sacrifício de inocentes. O que está por detrás deste tema, na verdade, é o controle populacional exigido pela ONU e os interesses comerciais de clínicas abortistas. (co
-
Kinob
Pois é Frank, é uma insensatez alguém advogar a mo.r.te de seres humanos em nome de um suposto direito da mulher. Além disso, é uma desonestidade associar a oposição ao aborto à religião, podemos refutar os argumentos favoráveis ao aborto de maneira muito fácil sem apelar a nenhuma autoridade, basta usar a razão e nos ampararmos em princípios evidentes. O problema é que existem outros intere$$es na defesa do aborto, como você bem apontou, o resto é favórável por limitação intelectual
-
-
FL
cometário - parte1A solução está em educar melhor os nossos jovens para que não concebam sem planejamento, sem que atinjam a maturidade a fim de assumirem as responsabilidades sobre uma vida. A solução não é interromper a vida de um ser que está sendo abrigado e protegido no corpo da mulher em quanto é gerado. É no mínimo lógico considerarmos que se estamos vivos é porque alguém ou algum sistema nos deu a possibilidade de nascer. (continuo o comentário)
-
Luiz Carlos Souza Santos
Quanto foi que o PT de pagou?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.