Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ma

    Não esperava deste jornalista outra postura além daquela verificada em todo o país, contaminados que estão pela epidemia que assola o partido: à exemplo de seu líder máximo, ninguém vê nada( quando vê, não distingue), ninguém ouve nada, ninguém sabe nada!Não há dolo na fala dos "companheiros"!Todos são inocentes e bem intensionados.A opinião do jornalista está em sintonia com a linha editorial da empresa que o emprega:tendenciosa e parcial no que tange à análise dos atos desse governo.Que pe

    Responda
  2. Kyrie

    Neste assunto, eu posso opinar sem medo. Eu sou favorável ao aborto. Minhas razões são pessoais: quase fui vítima do aborto e, por não o ser (pela proibição da Lei), acabei sendo uma criança relegada ao cuidado de bisavôs, que morreram cedo. Foi uma infância triste. Dilma nunca se posicionou a favor do aborto. Respeito todas as opiniões em sentido contrário à minha, mas colocar palavras na boca de Dilma não dá pra aceitar. Já vi todas as declarações dela e não vi uma única f

    Responda
    1. Kyrie

      Quando eu nasci, não havia bolsa-família, bolsa-alimentação, NADA. Meus pais e meus avôs tinham, todos eles, de trabalhar muito para ganhar quase nada, estando impossibilitados de criar uma criança indesejada. É fácil querer me dizer: "se vc queria ser abortado, se mate". Há mais de 30 anos, o aborto era a melhor solução. Hoje não é mais: primeiro, pq não sou feto; segundo, pq construí uma vida. O que quero dizer é que as famílias deveriam ter direito de traçar seus próprios planos.

    2. Kyrie

      E mais: como um feto eu não tinha instrução, vida social, não estava estabelecido em sociedade. E se eu dependesse de governos como o do P.S.D.B. para ter algum auxílio na vida, aí sim quereria morrer até hoje. Se eu fosse abortado, não existiria, simplesmente: meu pai e minha mãe teriam uma vida menos atormentada que tiveram. HOJE consigo ver o ponto de vista deles. Nem eles, nem meus avôs tinham condições de me criar. Só não fui dado em adoção por causa de meus bisavôs.

    3. Kyrie

      Não é auto-piedade nem demagogia. Se hoje eu impediria um tiro, é porque EU MESMO conferi valor e dignidade à minha existência, com meu trabalho, meus estudos, minhas relações, enfim... com minha vida social. Estou apenas relatando um caso que ocorreu há mais de 30 anos. Sua afirmação é descabida: seria o mesmo que perguntar a alguém, enquanto agoniza de dor com um câncer, se quer morrer. Ele dirá que sim. Mas se ele for curado e, depois de 30 anos, alguém perguntar se ele q

    4. Sandro Alexandre Ribeiro de Aguiar

      Se hoje colocassem uma arma na sua cabeça, você faria algo para evitar que atirassem? Ou não se importaria e até pediria para que atirassem? Se você faria algo para evitar (tenho certeza que sim!), é porque tudo o que disse acima é auto-piedade e demagogia. Do contrário, se você realmente acha que deveria ter sido abortado e que foi tão prejudicado, já teria se matado. Se sua vida não tinha valor quando um feto, por que tem agora?

    5. Carlos Franco Franco

      RENATO ALMEIDA, aborto é um crime. E vc esta vivo ai, Graças Deus.Nao existe bem que se dure, nem mal que não se acabe, reveja seus conceitos. a vida sempre vale a pena......NIGUEM PODE TIRAR A VIDA DE NINGUEM, SÓ UM, VC SABE QUEM.

  3. Repemê

    Gilberto, com todo respeito que tenho por vc, apesar de suas colunas um tanto ingênuas, textos atrasados com este seu de hoje, vem demonstrar a tamanha hipocrisia da linha editorial da folha DE S. PAULO, a quem vc se submete.   Foram MUITAS BAIXARIAS SIM e a folha, se fosse isenta teria que ter informado e divulgado isso há mais tempo...   Essa onda de calúnias, boatos e difamações contra Dilma não é de hoje!!!

    Responda
  4. AMLAJD

    Coisa feia Gilberto! Tá querendo arrumar um boquinha com a Cruvinel e o Franklin Martins?

    Responda
  5. JJSXavier

    Eu sou a favor do livre arbitrio também na maternidade. Se houve uma geração indesejada e o filho será também indesejado, entendo que cabe à mulher - e exclusivamente a ela - o direito de interromper a gestação. Sou cristão, mas reconheço que cada um tem direito às suas próprias convicções religiosas, sem patrulhamento. Entretan to, não podemos classificar a onda de criticas à Dilma e ao PT como meramente eleitoreiras. Os que são contra o aborto tem o mesmo direito de lu

    Responda
  6. Helison Santos

    Olha ai o Dimenstein tentando se redimir e resgatar seu papel de colunista e deixando de ser mais um colonista, espero que não seja tarde pois sempre fui seu fã e com este texto me deu alguma esperança de que volte a escrever como um jornalista de respeito e não mais um panfletário pau mandando do PIG. Obrigado Sr. Dimenstein!

    Responda
    1. AMLAJD

      Quando puxa a sardinha para o lado de vocês é legal né?

  7. AMLAJD

    E essa discussão só existe porque a candidata de vocês é fraca, mentirosa, incompetente, e "otras cositas más" que não a recomendam para um cargo tão importante.

    Responda
  8. marques

    SE GILBERTO CONTINUAR ASSIM VAI FAZER DILMA CHORAR!!!MAIS JÁ É TARDE EU MESMO SEI CONTRA EMPREGA-LO AQUI , NOS FERIU MUITO,PODE COMEÇAR HOJE MESMO A SER O GILBERTO DE SEMPRE...NÃO HÁ MAIS VAGAS!!

    Responda
  9. danielpaixao

    Sou membro da Igreja Assembléia de Deus e tenho uma visão crítica em relação ao aborto, mas considero que em certas hipóteses ele é perfeitamente justificável. Misturar religião e política é um campo extremamente perigoso. Há casos extremos, se realizado em sua primeira semana, o aborto é menos cruel do que permitir que um ser humano completamente deformado venha ao mundo. O que é mais cruel: o aborto em sua primeira semana ou um ser humano completamente deformado, que irá apenas vegetar? /

    Responda
    1. AMLAJD

      Isso já está na lei e é permitido. Feto deformado, risco de vida para a mãe, curetagem, isso a lei já contempla. O que a Dilma defende é "liberou geral" através do SUS.

  10. ernie

    Esse texto não é equilibrado coisa nenhuma. É extremamente tendencioso e ofensivo contra o candidato Serra. Eu sempre admirei Gilberto Dimenstein, pelo trabalho que faz, mas este é o pior texto que já li dele. Ele mente ao dizer que Serra está insuflando esse assunto e omite que Dilma está mentindo novamente pois já havia dito antes que era a favor do aborto. A questão é assunto eleitoral sim. A Marina pode falar e os outros não?

    Responda
    1. ernie

      Eu sei disso, não precisa me informar. É preciso descriminalizar o aborto. Isso sim é solução corajosa. O estado não vai negar socorro a ninguém hoje, se houver consequências nefastas de abortos mal-feitos. Já é assim. Ela não está propondo nada de novo. É hipócrita sim. Mas neste país atrasado, se alguém propuser isso vai perder votos, como o FHC quando admitiu honestamente não ser religioso. Infelizmente a questão é eleitoral sim. Eu quero saber o que os candidatos pensam.

    2. Kyrie

      Não é "meio aborto". É simples: muitas mulheres realizam o aborto clandestinamente e, por isso, cometem crime. Qual a melhor solução? Mandá-las para a cadeia ou cuidar delas no SUS. Dilma não defende que o Estado faça o aborto, e sim que ampare quem fez isto, pois os procedimentos de aborto realizados nessas clínicas de fundo de quintal são perigosos, mal feitos, e colocam a vida da mulher em risco.

    3. ernie

      Não dá para propor "meio aborto" Sr. Renato. Não tente disfarçar a mentira da candidata.

    4. Kyrie

      Não diria que a proposta dela é hipócrita... é conforme os princípios dela, enfim. Eu gostaria, aliás, que Dilma fosse sim favorável ao aborto, como muitos tentaram dizer. O fato é que Dilma sempre foi contrária. Gostaria que Serra tbm fosse favorável, e que Marina não se esquivasse jogando a questão a um "plebiscito". Mas, enfim... cada um tem direito de defender o que pensa.

    5. ernie

      Eu também sou a favor do aborto Sr. Renato. A proposta da Dilma é hipócrita!

    6. Kyrie

      Dilma nunca mudou de opinião. Basta ver os vídeos antigos e você verá que ela fez rigorosamente sempre as mesmas afirmações de ontem. Isso porque, no Brasil, o que ocorre: uma mulher que tenta fazer aborto clandestino, em vez de ser tratada no SUS, é mandada para a cadeia. Será que esta é a melhor solução? Este é o pano de fundo da discussão de Dilma, que pensa ser mais viável o SUS amparar a mulher que já realizou o aborto. Ela não disse que o Estado deve abortar.

  11. Elinne Barros

    O problema é que enquanto tiver evangélico e católico ortodoxo metendo pedelho e exercendo influência na política brasileira, isso aqui nunca vai ser um país realmente laico, nunca vamos progredir nessas questões "polêmicas". Direitos dos homossexuais, células troncos, aborto continuarão a ser assuntos velados e os políticos vão continuar sendo hipócritas nesses temas só pra agradar o lobby religioso. Taí a Argentina, um país bem mais progressista do que o Brasil nesse assunto.

    Responda
    1. Seilon ALVES

      A senhora mostra que não sabe a diferença de um estado laico de um estado ateu.É Lamentável a senhora achar que um estado laico é aquele não dá o direito de pessoas religiosas se manifestarem.É só ter uma opinião que lhes contraria,que"progressistas" como a senhora revelam o ódio que têm da democracia. Essa é a diferença que eu tenho da senhora:quando alguém revela uma opinião da qual eu discordo,minhas repostas são argumentos;e a resposta da senhora é a apologia da ditadura.

  12. Kyrie

    Outra baixaria foi inventar que Dilma falou: "nem Cristo me tira esta vitória". ONDE e QUANDO a candidata afirmou isto? Essas mentiras acabam sendo aceitas, enfim. Para o bem ou para o mal, considero Dilma mais coerente que Serra: no debate da CNBB, ele afirmou que é um cristão "de prática diária", e não apenas para conseguir votos. É por isso que ele é a favor de se ter amantes (relações extraconjugais) discretamente ? Isso sim foi dito em frente à câmera, e aí me digam: é

    Responda
  13. Ruiz

    Como é?? Gilberto Dimenstein....? Eu, hein... tem tukano aban.donando o ninho aí...

    Responda
  14. edilene teotonio

    Penso que ninguém é a favor do aborto. Nem mesmo da famosa "pílula do dia seguinte" que muitas senhoras de classe média e alta, tomam. Ocorre que, se a mãe fez o aborto, ele pode morrer também se não tiver assistência médica. Preferem isso ?

    Responda
    1. Seilon ALVES

      Então quer dizer que se é para o indivíduo morrer sem assistência médica,é melhor que ele seja exterminado antes de nascer!?Isso é que eu chamo de uma pessoa "prática'! Você é do tipo que apoiaria o extermínio de pessoas pobres pra que se acabe com a pobreza.

    2. Kyrie

      Pois foi exatamente isto que Dilma sempre afirmou e vem afirmando, não hoje, mas há anos.

  15. fábio santana

    pontual. parabéns. você foi na jugular. aborto é assunto de saúde pública e misturar convicções religiosas não é producente. boa, dimenstein.

    Responda
  16. AMLAJD

    Você é muito mal intencionado. O que tem o Serra a ver com isso, se a candidata muda de opinião conforme suas conveniências. Não tem nada de baixaria. Dilma é a favor do aborto e não assume, tem várias declarações dela a respeito. E tem sim seguimentos importantes da sociedade em que essa discussão é primordial, como os evangélicos, que são mais de 50 mihões do Brasil. Então não deturpe as coisas!

    Responda
  17. Joaquim Silvério dos

    A curriola do Serra está debandando pois já vê o barco já está fazendo água ... mas se mantiveram fiéis até o final. O surpreendente nesta reta final é o Serra ligando para o Gilmar Mendes, já perdendo de 7 x 0 no Supremo, e gilmarzinho melando a votação pedindo vistas ao processo de gaveta, criado pelo próprio PT, vítima da própria arma. Como dizem acertadamente os protocolos, 'a política e a moral não tem nada em comum'. Concordo. Quem acha que Dilma é a 'ameaça

    Responda
  18. Kyrie

    De fato, esta é uma das mentiras mais baixas e perversas da eleição. Dilma não disse em momento algum ser a favor do aborto. Ela disse, textualmente: as mulheres que tentam realizar o aborto acabam passando por complicações sérias, porque fazem os procedimentos mal feitos (e fazem mesmo, sabemos). Por isso devem ser tratadas pela rede pública de saúde. Ou alguém acha que qualquer mulher, depois de tentar o aborto, deveria sangrar até morrer? Qualquer um que defenda a VIDA pe

    Responda
    1. Carlos Franco Franco

      RENATO ALMEIDA, mudou os seus conceitos, que bom,´para quem estava arrependido, mudou rapido. é bom sempre ouvir os outros.A VIDA SEMPRE VALE A PENA, lhe diss isto, em meu comentario vc leu. grato.

    2. Kyrie

      Assista a declaração que ela deu à VEJA, há alguns anos, e verifique se ela não está reafirmando a mesma coisa que disse. Mas assista à edição integral, e não àquela em que colocaram cortes.

    3. ernie

      Ela não disse AGORA, Sr Renato, que é a favor do aborto. Disse várias vezes em ocasiões anteriores. Agora ela está fazendo média, pois sabe que quem admitir que é a favor do aborto perde votos nesse país atrasado.

    4. Kyrie

      Ignorante é você. Assisti TODOS estes vídeos e, em todos eles, Dilma afirma a mesma coisa: que se uma mulher tenta o aborto em clínicas clandestinas, deve ser amaparada pelo Estado. Pra que? Ela já fez o aborto e, portanto, não é pra tirar o feto. Portanto, só pode ser amparada para evitar maiores complicações, como câncer ou outras moléstias. Dilma disse exatamente isto. Agora, se vc é analfa.beto funcional e não conseguiu entender, o problema não é meu.

    5. AMLAJD

      Larga de ser ignorante cara! Então você não acompanha nada. Tem declarações claras dela a favor do aborto inclusive com imagens, é só procurar na internet. O que ela diz claramente é que qualquer mulher que queira fazer o aborto, deve fazê-lo pelo sistema público de Saúde. Quer mais clareza do que isso!

  19. EUSEBIO SANT ANA

    Os candidatos que se sentem derrotados usam de meios esdrúxulos e julgam que conseguem ludibriar a índole dos eleitores, vejam o que fizeram ao LULA nas duas eleições. Será que eles acreditam mesmo que vão virar o jogo com baixaria? o brasileiro é humorado, porém já possui qualificação suficiente para escolher um bom candidato. Não adiantam mentiras. Vamos ver mais uma vitória da verdade nas urnas. Aos opositores mesquinhos vai um alerta: Aceitem a derrota. Que vença o melhor!

    Responda
  20. Paulistinha Cansada

    O cara vende a própria mãe para conseguir mais eleitores. É tanta mentira nesses discursos políticos, ninguém quer perder votos, seja para vender a própria imagem, seja para detornar o adversário. Pena que o estado de São Paulo ainda não acordou para as táticas do PSDB. A educação e a saúde vão continuar a mesma m., enquanto nos programas eleitorais a imagem que insistem em afirmar que é muito bom. Muito bom seu texto.

    Responda
  21. lia

    Colocar a questão do aborto para tentar tirar votos da candidata do PT pode até ser "baixaria" mas, buscar ser eleita a qualquer custo, com o Sr. presidente usando da aparelhagem pública e sua imagem para angariar votos em seu favor é no mínimo imoral. E tudo mundo finge que não vê a malandragem eleitoreira! Baixaria por baixaria, o roto não pode reclamar do rasgado.

    Responda
  22. tudico

    Hoje ninguem mais é tukano...kkkkkkkk

    Responda
  23. Arame Farpado

    Cadê os petis.tas falando da filiação do colunista ao PIG?

    Responda
  24. Val

    É isso aí Gilbertão, Fico feliz de ver (ler) que o Sr. finalmente se redimiu daquele texto que em si só era uma bobagem, mas a manchete..."Dilma, o câncer e a ignorância", se não me engano. Antes tarde do que nunca. MERCADANTE 13 DILMA 13

    Responda
  25. guito

    TÁ QUERENDO DAR UMA DE ISENTO PARA MELHORAR A IMAGEM DELE E DO JORNALECO QUE ELE TRABALHA QUE TEM CONTRATO COM O GOVERNO DE SP COM 5200 ASSINATURAS ISSO SEM FALAR NAS PROPAGANDAS DO GOVERNO E DAS EMPRESAS DO ESTATAIS DO ESTADO E DAS QUE FOI PRIVATIZADAS PELOS TU CANOS QUE FAZER MUITOS ANUNCIOS NOS JORNAIS E REVISTAS É POR ISSO QUE OS JORNALISTAS E DONOS DE JORNAIS GOSTAM DAS PRIVATIZAÇÕES....E O MENSALÃO DA IMPRENSA.

    Responda
  26. Renato Vieira

    Esse é um assunto que o Brasil terá que colocar na agenda.

    Responda
  27. Carlos Baldicera

    Cuidado para não ser demitido, Dimenstein.

    Responda
    1. Arame Farpado

      Na FSP jornalista não é demitido por opinião. Já na Rede Brasil....

  28. nialsi

    Ter opinião favorável ou contra é direito do cidadão. O que se questiona, na verdade, é se depois de eleito vai trabalhar a favor ou contra a aprovação de alguns temas polêmicos. Neste ponto, nenhum dos candidatos disse como será o seu comportamento . Água fervendo neles, são todos ateus, pois esquerda que crê em Deus não é original nem verdadeira.

    Responda
  29. Meus Nicks

    Nunca vi uma eleição tão sinistra como a deste ano,ninguém sabe ao certo o que realmente os candidatos pensam, não há clareza nas atitudes de nenhum deles. E isso se deve aos acordos que precisam ser fechados com aliados,religiosos,sociedades etc. Quando começarem a ver que precisam olhar apenas para o povo, teremos um debate político mais coerente,candidatos mais preparados e informações mais corretas. QUANDO SERÁ QUE VAI ACABAR A POLITICAGEM NA POLÍTICA?

    Responda
  30. Lúcio Almeida

    Ptistas de plantão. Esse jornalista da foulha também é comprado ou a moeda tem dois lados nos discursos dos miliirritantes?

    Responda
  31. ApelidoPraQ

    Do ponto de vista moral, o aborto é, de fato, condenável. Contudo, em casos extremos como estupros ou anencefalias deve ser uma opção para a mulher e deve ter apoio do estado. A liberação do aborto também impediria que muitas crianças viessem ao mundo para ficarem jogadas ao léu por pais irresponsáveis e despreparados, engrossando a criminalidade. Liberar aborto, drogas e afins é uma questão de saúde e segurança que deve ser discutida de forma sã e sem religiões. Em tempo: sou católico.

    Responda
    1. proberto

      Dilma e aborto: Falar de alguem com intuito de prejudica-la é DI-FA-MAR. Bom, mas se fala uma verdade. Será? Só há dois modos de dizer uma verdade para um cristão. Ou vinda dO Livro, ou vinda de provas - não de um ouvir dizer ou de que "alguem me disse". Se qualificar alguem fora disto, é um MEN-TI-RO-SO! Seja um simples fiel, seja um obreiro, seja um pastor ou um Bispo.

  32. vinnnie

    Nenhuma palavra sobre o assassinato da criança? Só a mãe conta como saúde pública? Por que o direito de uns tem que prevalecer sobre o direito de outros?

    Responda
    1. Seilon ALVES

      Perfeito!!!

  33. Adriano

    Discordo de muitos pontos com este Jornalista, mas é sem dúvidas o mais ponderado deste jornal.Francamente, o que ele disse quis, não é mais do que a obrigação (em tese) de todo o jornalista que se interessa em informar de verdade. Ele simplesmente se mostrou equilibrando. Neste texto, particularmente, exibiu a imparcialidade ponderada, tão alardeada pela Foia, mas quase nunca executada.

    Responda
  34. Jairo Eduardo

    Isento de paixões, descontaminado ideologicamente, Gilberto Dimenstein foi perfeito nesta análise. Os talibãs e os "irãs", palestinos e israelenses misturam política com religião, e o resultado é sobejamente conhecido.

    Responda
    1. Leonel

      Homofobia é crime, mas combater assassinato - aborto - é baixaria. Isso é ideologia do petismo que vulgarizou os conceitos democráticos, éticos e morais do Brasil.

    2. Leonel

      Dimenstein acha que os cristãos, que são a grande maioria dos brasileiros, deveriam se calar diante da ameaça do PNHD3 como ele está sendo omisso em não combater o controle da imprensa explícito no PNDH3? O que justifica a omissão de um jornalista em não se manifestar sobre a censura ou controle da Imprensa?

    3. Leonel

      Um pouco de inteligência não faz falta a ninguém, principalmente a jornalistas que estão comprometidos com .... do lulismo. Analisem o PNDH3 que "ipsis leteris" é o plano de governo do PT. A bandeira anti-aborto é um ítem, e naturalmente o de mais comprensãol da população sobre as propostas socialistas contrariam as verdadeiras intenções dos Direitos Humanos Cristãos. Eu poderia elencar inúmeros ítems que se opoem aos preceitos cristãos que representam a grande maioria dos brasileiros

    4. Seilon ALVES

      Me fale de pelo menos um país cristão que persegue vozes discordantes!?Não misture alhos com bugalhos!Se o senhor não sabe:a tolerância é um dos prícipios mais importantes do Cristianismo!

    5. Nassu Oliveira

       O Brasil se transformou no país das paixões, a racionalidade tem passado longe dos principais atores da política nacional. Infelizmente, hoje somos um País de xiítas e talebãs, no qual muitos endeusam e mitificam personalidades de conduta duvidosa e jornalistas não conseguem esconder suas preferências, abandonando em absoluto a questão ética de seu mister. É triste observar ardorosas defesas de dirigentes que mentem descaradamente e que tergiversam ao sabor da conveniên

  35. Francisco Pansiga

    DILMA E LULA A FAVOR CORRUPÇÃO E MENSALÃO DO PT.. APOIA O IRÃ E SUA DITADURA.. LIBERAÇÃO DAS DROGAS PT E DILMA JUNTO COM A FARC. VOU DE SERRA 45 45 45 45 45 45

    Responda
    1. Michel de Aquino Fernandes

      Enquanto se cava o dito "mensalão", porque ninguém cava o terrível fato que assombrou o DEM? Que por sinal, era um dos maiores braços apoiadores do PSDB?

    2. Michel de Aquino Fernandes

      E vamos lá acabar com essa dinastia "PSDBista" ou "PSDBurrista". Talvez tenhamos sorte de virar o jogo no que se diz respeito ao governo do estado, porém, caso não aconteça, teremos lá, Dilma e Marta, para dar andamento a esse processo que Lula encaminhou o país. Agora, dizer que apóia um ou outro tipo de ditadura, liberação de drogas é ter quase nada de tino político ou de leitura diária sobre esse tipo de assunto.

    3. CHICO

      VOU COMO O SERRA

    4. CHICO

      já vai tarde com o senhor Serra.

    5. CHICO

      ESSE QUE VAI DE SERRA JÁ VAI TARDEM ESSA ONDA DE ABORTOM FOI CRIADA POR UMA PESSOA QUE NÃO TEM ESCRUPULO, COMO O SENHOR SERRA, SE ELE TIVESSE MÃE JÁ TERIA FEITO UM LEILÃO.

  36. Francisco Pansiga

    DILMA ..E FAVOR DO ABORTO DAS DROGAS DAS FARC E DO IRÃO.. VOU DE 45 45 45 45 SERRRA 45

    Responda
    1. Joaquim Silvério dos

      TARDEMAIS ...

  37. norsonbotrel

    Depois dizem que o Dimenstein é tukano....

    Responda
    1. Michel de Aquino Fernandes

      A questão não é saber ou não se Dimenstein é desse ou daquele partido. É questão de ética e relato imparcial dos fatos. Ele não utiliza um veículo de informação como esse para ficar "catando" votos a partir de um assunto como esse. Como dito "tukanada" vem fazendo, uma campanha nada limpa! Já diria Bóris: "Isso é uma vergonha".