-
Andre
Lembrando o que disse Winston Churchill: A Democracia é pessimo sistema de governo. Mas quando se compara a Democracia com outros sistemas de governo, percebe-se que não existe nada melhor.
-
Manoelito Rocha
Gostei do artigo! Uma análise mais apurada da opinão emitida por Hélio Schwartsman, automaticamente, estabelecerá um link com todo o processo subliminar utilizado por uma das coordenações de campanha/candidato. Quem ouviu as ruas nestes últimos dias, pode perfeitamente endossar as palavras do articulista com o seguinte argumento: Um candidato previamente reprovado pelas urnas, foi beneficiado com o crescimento de outro. Apostaram justamente no descarte da razão e da ética e Ganharam novo ROU
-
Rodrigo Souza
"Aprovação popular", dizem. Sim, a opinião da massa iletrada, apolitizada e entretida conta muito... Aliás, conta sim, uns 50%.
-
GIOVANNI MICHELETTI
Hélio, mais uma vez você nos brindou com um artigo soberbo! Vejo, porém que a maioria dos leitores está mais preocupada em denunciar um suposto "golpismo" por parte da imprensa. É o típico caso da emoção turvando a razão, não é mesmo? Parabéns, Hélio!
-
Paulo
Tal como o futebol e a religiáo, na política nosso cérebro reage emocionalmente. Difícil é manter uma posição de neutralidade e decidir com racionalidade. Numa democracia mais madura, não teríamos presidentes como José Sarney e Fernando Collor, e não teria atentados contra a democracia como foi a EC da Reeleição e o Mensalão, vez que a Justiça responderia na mesma medida e com rapidez, diferentemente de hoje. A impunidade é a mãe da corrupção; a certeza de não ser pego é q faz a pesso
-
Atibaia
Caro Schwartsman quando uma mídia resolve apoiar um determinado candidato, deveria deixar isso bem claro. Quando não o faz, está enganando seus leitores/telespectadores. Como controlam as informações para o grande público fica o dito pelo não dito, numa ciranda sem fim. Esse é o búsilis.
-
Belo Horizonte
"as pessoas param de pensar..." uma ova! Pelo seu prolixismo, as pessoas só pensam quando não possuem opinião contra ou a favor. Como se política nada tivesse a ver com paixão, segundo o seu cérebro enviesado. Você quer parecer superior a estas paixões mundanas e se mostrar como um ser racional e equilibrado, mas diz que "o PT parece envolvido até o pescoço" no caso do mensalão, que ainda não foi julgado. E cita um punhado de nomes para se escudar das prováveis discordâncias às asnices que d
-
GIOVANNI MICHELETTI
O sr. realmente acredita que o "mensalão" foi uma invenção da imprensa para prejudicar o PT sr. José Oliveira? Fico me perguntando se realmente o sr. leu o artigo do Hélio com a devida atenção. Trata-se de um belo texto que deveria ser apreciado acima de preferências partidárias ou rancores. Quanto mau humor, hein?
-
-
Diasu
Hélio você termina a explanação assim: No mundo contemporâneo, pensar racionalmente às vezes vale a pena. E, diz que não houve manipulação de notícias por parte da mídia. Eu só vou lhe fazer mais uma pegunta, todo o enfoque dado ao manifesto contra o Presidente Lula e nada a não ser uma publicação no meio do jornal Stdão da Carta de Resposta assinada por 62 jurista e pres.de OABs, não seria manipulação ? ? ? ? ? ?
-
Danilo Henrique
Domingo dia 3 de outubro.Manifestação pelo fim do voto obrigatório.Concentração as 13:00 no Vão livre do Masp.VOTO FACULTATIVO JÁ!Enquanto o Brasil usar esse absurdo para eleger quem não representa o "povo" nós iremos votar sempre NULO.O Voto é cláusula pétrea, mas essa mudança é Constitucional, pois não reduz direito algum. Muito pelo contrário, fará com que apenas votem as pessoas que tem vontade de participar.VOTO,OU É LIVRE OU NÃO É SEU DIREITO/B
-
Luiz
Meu caro, seu artigo peca em um ponto, ele mistura os agenda da democracia criando uma confusão de papés entre partidos, oposição e órgãos de imprensa. Tudo isso que vc mensiona são direitos da oposição e da situação, gritar, xingar, esperniar.... Já a mídia não, esta tem o dever de ser imparcial e transparente, não pode assumir as dores de um dos lados, e se o fizer tem que assumir.
-
Elcabongy
O colunista, que já leu muitos livros, deveria ter uma melhor noçao de "democracia". Dizer que é normal em um estado de direito democrático o governo (seja PT, PSDB ou qualquer outro!): atacar imprensa; coibir atuaçao do TCU; pregar o fim de opositores; decretar PNDH-3 sem passar pelo congresso; fazer campanha eleitoral; desrespeitar leis; aliar-se com corruptos reconhecidos; apoiar regimes totalitários, etc. Gostaria que o refinado colunista citasse ap
-
iluminado
O PT VOTOU CONTRA: 1==A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (QUE LIMITOU E ORGANIZOU OS GASTOS DOS MUNICÍPIOS) 2==O PLANO REAL ( QUE ACABOU COM A INFLAÇÃO GALOPANTE E POSSIBILITOU AOS POBRES, COMPRAREM, A PRAZO, MAIS PRODUTOS) 3==A CONSTITUIÇÃO DE 1988 (QUE POS UM FIM ÀS MALDADES DA DITADURA MILITAR) QUER DIZER, OS "COMPANHEIROS" DO PT, SÃO UNS BRINCALHÕES!!! E O PASSADO DA SRª DILMA, É, NO MÍNIMO, MUITO SOMBRIO...SE ELA VENCER, QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS!!!
-
Elinne Barros
A imprensa diz o que quer, faz sensacionalismo, demonstra sim parcialidade com suas reportagens-acusação, mas na hora de serem criticados, aí lançam logo o argumento do ataque à liberdade de expressão. A imprensa age como se estivesse acima do bem e do mal. O presidente Lula, na condição de também cidadão, não tem direito de fazer críticas à atuação da Mídia nessas eleições? A liberdade de opinar não vale pra os dois lados?
-
lolonel
Nem acredito: vou discordar do Hélio. Ao esticar os argumentos por demais - imprensa quer derrubar Lula X Lula é liberticida- acaba por contornar o que pode ser o cerne do debate. Há favorecimento e ou partidarismo na mídia? As ações do governo Lula representam ameaça a liberdade de expressão? No fim, Hélio isenta a mídia e deixa o governo mal. Não me parece que seja o caso. Lula, resistiu a todas as formas de romper com a normalidade. E a mídia?
-
Renato Vieira
Esse é o tipo do artigo imparcial.
-
Belo Horizonte
Quer dizer insosso, escrito em cima do muro, mordendo e assoprando, ou elogiando e criticando o elogiado na mesma frase. Isso não é imparcialidade; é medo de desagradar alguém!
-
-
Carlos Eduardo Alves da Silva
Acho que o José Dirceu montou uma equipe para dizer essas asneiras na internet. Duvido que o PT só tenha gente assim. Devem ser fãs do Stalin. Qualquer coisinha e reclamam de golpe? Teorias da Conspiração...
-
alquimista
Caro Hélio, Seus textos são sempre acima da média, mas você exagerou na provocação. Não é racional roubar, a menos que seja comida (isto é, envolva a sobrevivência do indivíduo). Sou racional e não dou gorjeta, a menos que tenha sido muito bem atendido e, mesmo assim, por minha iniciativa. Nunca dou os 10% padrão. Quase sempre identifico os blefes e simulações de cientistas. A razão implica análise e equilíbrio nos atos e decisões. Você tem razão quando diz que a política não é racion
-
Mosquim, João
Caro Hélio, parabéns pelo belissimo artigo. O problema da mídia é que ela deixa de fazer jornalismo sério, investigativo e parte para a baixaria, para a panfletagem desmedida em favor do candidato das elites. Todas as manchetes e matérias publicadas por este jornal, só tinham um objetivo, atacar a candidata do governo. Náo consigo imaginar como a Foia vai sair deste atoleiro. E muitos de seus colunistas também.
-
Belo Horizonte
Viu, Hélio. O comentário do João é do tipo do teu artigo. Primeiro elogia, depois desce o cac.ete. Como você se sente depois de um elogio desses?
-
-
TST
Ah, agora sim entendi. Esse negócio de emoção é o que esta acontecendo com a imprensa, ou seja, não mesmo razão em seus artigos. Mudando de assunto: uma inverdade óbvia, existe essa história de INVERDADE? Não vai me dizer que é licença poética.
-
Caio Márcio Rodrigues
Prezado Hélio, permita-me discordar, em essência, quanto à sua "...Lula não tomou nenhuma medida de lesa-democracia". Ou não entendi o ponto, ou o comportamento de atropelar leis, posturas e auto-crítica, vindo de um alto dignitário que deveria dar exemplo de retidão e conformidade com as instituições, deixou de ser ataque ao alicerce da democracia!
-
Caio Márcio Rodrigues
Prezado Hélio. Outro ponto chave no seu artigo é o que você chamou "regime de liberdades". Concordo, e registro o equívoco dos brasileiros pervertendo êsse tipo de regime, temperado com os básicos "respeito" e "civilidade", num tal "regime do direito" que nos submergiu num feudorento feudo de rábulas e oabitas. Há que reverter essa aventura à fossa abissal da imoralidade jurídica e judicial, para que liberdade deixe de ser ficção entre nós.
-
Caio Márcio Rodrigues
Sr. Hélio, O sr. menciona um ponto sensível da democracia: "... se resolva pela vias institucionais e não as de fato." Pena que as instituições são alguns dos elos fracos dos sistemas humanos, tanto pela volatilidade das regras como pela fraqueza diante de "vias de fato" (refiro-me ao que exemplifica o recente caso dos documentos a apresentar aos mesários). Por causa disso, democracia é sistema para gente evoluída e inteligente, donde resulta, no caso brasileiro, ser "pérola aos porcos". Sor
-
thdiass
Hélio, é boa tua análise dos fatos, salvo tua generosidade com a mídia tupiniquim. Eu acredito que, tal como nossa democracia (institucionalmente falando) é nova e meio fraca, também é ruim a nossa mídia. E nem falo dos mais baixos ou caricatos - como a Veja ou o Brasil de Fato -, mas de vocês da Falha (o sistema de vcs não me deixa escrever o nome do jornal!!!!) e do estado, que posam de progressistas, modernos, feitos para ouvintes de jazz e leitores de literatura universal... São muito ru
-
Eleitor_Atento
Esse senhor articulista é um ardoroso defensor de cri-mes contra indefesos, defende o aborto (mat-ança de fetos) e defende os ataques israelenses a civis palestinos (incluindo crianças). Não tem credibilidade pra falar mal de ninguém.
-
Felipe
Para falar mal do que quer que seja não é preciso ter credibilidade alguma, pois a liberdade de expressão é para todos. De mais a mais, o articulista tem, sim, toda credibilidade.
-
-
Horácio Santos Féres Féres
Nada apagará da história brasileira contemporânea, o caracter antidemocrático assumido pela mídia comercial, contra o governo Lula...foi até vergonhoso! Agora estão partindo para uma conciliação (este artigo é de um bombeiro, apagando o fogo que ficou) pois são produtos, ou mercadorias, com alto risco de encalhe...já pensando no dia 4 de outubro, tentam negar o óbvio.Entretanto, a situação de aprovação popular do governo foi mais forte.Enfim, jogaram a sua credibilidade e ética no lixo.Perde
-
Gilberto Alves
Olá Helio, Gostei bastante do seu texto. Dada a abrangência do tema, sugeriria até novosartigos! Faltou falar no papel da cultura. Acho que nos países latinos muitas vezes se discute política como se estívessemos em um Fla-Flu. Tenho certeza que muitos dos colegas leitores que se degladiam nos blogs poderiam, em outro contexto, conversar animadamente em um boteco sobre assuntos mais amenos. ABs
-
juliano melo
o texto e comentários são um exercicio exemplar de platitude. Parabéns.
-
Meunome (não trenho)
Agradeço ao Dr. Hélio que nos ajuda a fazer o que se chama análise crítica. Chega em boa hora a ajuda do cientísta. Hoje à noite poderemos fazer uma avaliação dos candidatos: "Quem quer que diga que já escolheu o seu e não precisa dá avaliação dos debates! é porque precisa dos conselhos do Dr. Hélio". Depois da novela PASSIONE haverá um debate televisivo e ao VIVO em rede de televisão que não vou citar para não fazer propaganda de concorrente, mas está certo o Dr. Hélio e afirmo: Ao fim eu D
-
Meunome (não trenho)
É muito importante ouvir conselhos, como recebemos diariamente do Presidente do TSE: 1-Converse com seus familiares para trocar idéias; 2- Converse com seus amigos, não é necessário fazer o que dizem, mas pondere; 3- Pense no quanto é importante para um PAÍS a sua escolha...Eu aconselharia o seguinte:Retire de sua cabeça as informações sem qualquer fundamento, aquelas carregadas de emotividade. Retire as idéias provenientes de RÓTULOS. Alguns candidatos são rotulados, o que não resiste a ref
-
Meunome (não trenho)
Dr. Hélio nos aponta o viés do processo eleitoral. Nós eleitores nos perdemos ao fazer escolhas.Será que preferimos a virtude? Ou preferimos sair vitoriosos? Eu respondo com a seguinte pergunta:O que seria sair vitorioso? escolher o melhor candidato e mais capaz? Ou permanecer no erro da escolha para não dizer que perdemos?Haveriamos de buscar a racionalidade, se nos déssemos a este trabalho de PENSAR! Acontece que pensar é mais cansativo do que qualquer outra ação.Então,o que fazer?Seja o J
-
Cipó de Aroeira
O senhor Hélio demonstraria sua isenção e imparcialidade mostrando, por exemplo, que o Eduardo Jorge foi denunciado por quebra de sigilo bancário (BB) de congressistas brasileiros. Ou seja, a "pseudo" vitima de quebra de sigilo fiscal era contumaz violador de sigilos no governo do qual fez parte. Detalhe, o governo FHC abafou tudo. Outro detalhe, a imprensa democratica e livre também.
-
Marcelo Silvestre
"O desafio diante de nós é aprender que nossos cérebros são máquinas de autoengano" E o Hélio se autoengana quando demoniza o PT no parágrafo "Regina Duarte", que começa com "Cuidado". Todas as coisas que ele acusa o PT são endêmicas em todos os grandes partidos brasileiros. Mas do jeito que ele fala parece que o PT é o único. Autoengano?
-
Leandro
Muito bom texto, Helio. Pena que aparentemente ninguém entendeu. Todos se acham espertos e acordados, mas não percebem que suas ideias não passam de inclinações para um partido ou outro. No final todos estão seguindo uma opinião já construída por alguém. É mais ou menos o que acontece com a religião: as pessoas são capazes de acreditar em milagres, pessoas que nascem de virgens e muitas outras coisas que não fazem sentido, apenas porque a maioria acredita.
-
alquimista
Discordo, Leandro. Ninguém forma minha opinião. Sou vacinado contra isso. Vejo o todo e não as partes. Penso o País, não apenas o meu interesse. Não venha com essa teoria do enquadramento. Cada pessoa é única. Nem os gêmeos univitelinos (com a mesma carga genética) comportam-se de maneira idêntica. Sou agnóstico e não sou escravo de doutrinas e ideologias.
-
Cesar Ottani
Quando o Hélio não é muito explicito quanto à religião sempre tem alguém que lembra e desce o sarrafo. Hehehe. Gostei.
-
-
iluminado
O PT VOTOU CONTRA: 1= A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (QUE LIMITOU E ORGANIZOU OS GASTOS DOS MUNICÍPIOS) 2= O PLANO REAL ( QUE ACABOU COM A INFLAÇÃO GALOPANTE E POSSIBILITOU AOS POBRES, COMPRAREM, A PRAZO, MAIS PRODUTOS) 3= A CONSTITUIÇÃO DE 1988 ( QUE ACABOU COM AS MALDADES DA DITADURA MILITAR) QUER DIZER: OS "COMPANHEIROS" DO PT, SÃO UNS BRINCALHÕES!!! E O PASSADO DA SRª DILMA, É, NO MÍNIMO, MUITO SOMBRIO...SE ELA VENCER, QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS!!!
-
Denilto Carvalho
Curiosamente os articulistas falam, falam, e depois colocam ressalvas, parece que não querem contrariar seus patrões!!! É democracia ou não???
-
Belo Horizonte
É apenas um modo de agradar gregos, desagradando troianos, e compensar agradando troianos e desagradando gregos. Depois, é só atribuir a maior responsabilidade pelas ditas besteiras a um punhando de autores que você nunca leu (nem vai ler), só para se mostrar um articulista articulado.
-
-
Indignado
É notório e certo que alto índice de popularidade não é credencial de idoneidade e moralidade. Hitler também tinha altos índices de popularidade e criou o nazismo. Mas a imprensa não teve a liberdade de denunciar e ninguem segurou o mal na raiz. Lula é popular, democrata, republicano e sem viés de ditador. Mas é fundamental a imprensa informar, denunciar e expor os fatos e opiniões sobre o governo, sobre a oposição e de quem quiser se expressar. Imprensa livre é responsável e pode publicar t
-
alquimista
Se assim é, pergunto: por que democracia se ela é expresa por apoio da maioria, como era o fascismo, o nazismo e como são o fundamentalismo judeu e muçulmano? Sua primeira afirmação é de uma infelicidade sem par. Com boa propaganda, através da imprensa, até a mais deslavada mentira se transforma em mentira. Basta lembrar Göbels.
-
afbarbosa
Marcelo, voce não entendeu 1 palavra do que o Paulo disse.
-
Marcelo Silvestre
"Hitler também tinha altos índices de popularidade e criou o nazismo." E os neo-nazistas bo Brasil votam no PSDB. Não tem sentido a comparação de Hitler com Lula. Toma que o filho é teu.
-
-
edilene teotonio
A Imprensa que deveria ser imparcial, totalmente isenta, apresenta um viés eleitoral em sua matérias, diariamente. Esse fato macula a democracia brasileira, mas o povo do Brasil não vai se deixar levar por essa Imprensa inescrupulosa.
-
Belo Horizonte
Mas não pode fingir imparcialidade! Só a poucos dias da eleição, o ESP se declarou a favor do Serra. A FSP nunca se declarou, mas seus colunistas abusaram da crítica infundada. A menos que o jornal se declare parcial, o público tem o direito de exigir imparcialidade, ou,melhor, veracidade nas informações.
-
afbarbosa
A imprensa não deve ser imparcial, não existe essa regra. Imprensa no mundo todo tem tendencias. É imparcial quem quer quando quer, isso é liberdade, isso é democracia, de que voces tanto falam. Democracia é ter o direito de expor seus conceitos políticos. Muitos falam de democracia e poucos sabem, julgam que democracia é apenas o voto.
-
-
Maria Gomes
Em nenhum momento o governo Lula foi contra a Democracia, muito pelo contrário, às instituições jurídicas e os meios de comunicações são livres. Diferente do que houve no Paraná, que os institutos de pesquisas não divulgaram suas pesquisas a pedido de um partido político- o PSDB. E hoje, por incrível que pareça, uma manchete - sobre uma ligação do Serra para Gilmar Mendes - Que Democracia seria num eventual governo Serra???Acorda Brasil!!!
-
Andre
Teve momentos sim que o governo Lula foi contra a democracia . Foi ao apoiar nas politicas externas governos ditatoriais . Democracia não se defende apenas dentro do pais, mas fora tambem .
-
-
David
Lamentável o papel da imprensa e da oposição, golpismo injustificável. Me decepciono profundamente com a leniencia que você tratou o assunto, a ponto de não querer continuar escrevendo. Hoje gostei de duas opiniões sobre o assunto que recomendo, as duas estão no Valor Econômico (aparentemente último jornal que ainda oferece visões e opiniões diferentes). Pág A5 do Valor, Maria Inês Nassif e Wanderley dos Santos.
-
Izilda
Concordo com voce David. Gosto muito do colunista, é o meu preferido, mas me causou estranheza a omissão, já que tinha interesse pelo assunto ou não o comentaria hoje. Mas porque só hoje, quando todas as fichas já estão lançadas. Foi um massacre da FSp, que não se preocupou nem com a possível perda de muitos dos seus leitores e de sua credibilidade. Me surpreendi com Valdo Cruz, e Dimenstain, então. Não consegui acreditar, tal a virulência. Não sei se é censura interna ou preconceito mesmo.
-
-
andre
voce é um t.ucano enrustido!!! pra falar da corrupcao do psdb os pseudo intelectuais nao prestam.
-
afbarbosa
nem voce
-
-
Leopoldo Nakata
Caro Schartsman,excelente texto, como de costume. Mas comento aqui q outro dia vi um vídeo que me impressionou muito. Posto aqui o link, bit.ly/cohaFg Se não busque no Youtube por "Zé Dirceu ea imprensa".Independente de julgar a pessoa em si ou estar de acordo ou não c/ seu discurso, ou pelo tom acusatório do vídeo, me impressionou a distorção entre o dito e o publicado. E mais que isso, a distorção generalizada em todos os principais meios de comunicação... (continuo)
-
afbarbosa
David, voce não precisa dizer que apoia alguem para apoia-lo. Se ela (a instituição) quer pagar de de neutra, deixa ela. Voce sabe que não é ne? já é o suficiente.
-
David
Concordo. Enquanto o jornal não entender que não somos pe.tis.tas, somos cidadãos comuns reclamando da baixa qualidade do jornal. Não vejo problema na parcialidade, gostaria que ela fosse explicitada pelo jornal, mas de qualquer forma destacar qualidades de um e defeitos do outro faz parte do jogo, como disse Hélio, agora Hélio o que definitivamente não faz parte do jogo é criar mentiras e distorcer discursos. Idependente do que pensa de fato Dirceu, o jornal não pode fazer ficção.
-
David
Concordo. Enquanto o jornal não entender que não somos pe.tistas, somos cidadãos comuns reclamando da baixa qualidade do jornal. Não vejo problema na parcialidade, gostaria que ela fosse explicitada pelo jornal, mas de qualquer forma destacar qualidades de um e defeitos do outro faz parte do jogo, como disse Hélio, agora Hélio o que definitivamente não faz parte do jogo é criar mentiras e distorcer discursos. Idependente do que pensa de fato Dirceu, o jornal não pode fazer ficção.
-
Leopoldo Nakata
Desculpe, quis dizer "em momento algum" e não "em algum momento".E me pergunto, deixaria este meio de comunicação publicar algum comentário sobre o ocorrido? (aliás, tentei escrever aqui o nome do jornal quem que trabalha, mas não pude sem que o comentário passasse por uma "avaliação". Depois falam q o Governo quer censurar a população)
-
Leopoldo Nakata
(continuando)Primeiramente questionei a veracidade do vídeo e busquei a transcrição do discurso original. Procurem no Google. Não estou de acordo c/ seu discurso, mas em algum momento há essa crítica ao "excesso de liberdade" como foi publicado, ao contrário, assim como mostra o vídeo.Não acho q seja um caso de tentativa de "Golpe" dos meios. E sim uma falta de ética e preparo dos jornalistas em geral. Acredito mais na "mediocridade" q em "golpismo".Seria possível algum texto comentando o fa
-
-
David
Hélio, acho que você ficou muito preocupado em deixar claro que não queria absolver o PT, e acabou pegando muito leve com a imprensa. Esqueceu-se também que da quadrilha do mensalão fizeram parte congressistas de quase todos os partidos e alguns até da oposição, inclusive havendo eventos muito parecidos nos governos do PSDB (federal e alguns estaduais). Compreensível que se diga levianamente que "isso é coisa do PT" mas não esperava isso de você. Com relação a imprensa e a oposição, continuo
-
Gaspar
Gostaria de parabenizar o autor, com apenas uma ressalva: Respeitamos pessoas de todas as origens, inclusive judeus, assim como respeitamos a cultura e o pensamento de todos. Nada temos a ver, se os judeus são contra o Irã ou seu Presidente. Respeitamos Israel e respeitamos o Irã e seus respectivos povos. Qualquer judeu que vive às nossas custas não aceita esse dogma de paz e não se considera brasileiro tem toda a liberdade para ir para Israel e lá viver em paz.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.