Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Caio Capelari

    É muito engraçado ver esse tipo de argumentação unilateral. Falar apenas em saúde da mulher/saúde pública.Falar em 'atrasaso' e em 'assunto religioso' não passa de desfaçatez e reducionismo simplista e demagógico. Chega de estereótipos. Vida é um bem supremo, seja da mulher, seja do nascituro. Isso é pró-vida.Muito me entristece vindo de alguém como o autor. Quando criança eu lia 'O cidadão de papel'. Defende a criança, mas não a não a nascente... Contradição é a pior baixaria.

    Responda
  2. Walter de Maio Carpentieri

    A candidata manifestou-se anteriormente a favor do aborto e agora mudou de opinião devido ao fato de ser candidata. Ela tem todo direito de ser a favor ou contra qualquer coisa, apenas NÂO pode omitir esta posição dos eleitores. Passa a ser estelionato eleitoral.

    Responda
  3. Eder

    Prezado Gilberto, a questão, no meu pensar, está na (ausência de) educação do povo brasileiro. O cunho religioso da discussão é mera consequência e não causa. Até quando o nosso País continuará a atacar a margem do problema? Precisamos acertar o núcleo que fomenta a ignorância e o senso comum dos brasileiros: a educação! Abs. E der.

    Responda
  4. Heloisa K

    Gilberto, estamos no país da hipocrisia: fechamos os olhos para as barbaridades feitas em clínicas clandestinas de aborto com as mulheres que, por falta de consciência/orientação, engravidam aos montes no Brasil e, por desespero, decidem fazer o aborto a todo custo. Geralmente, o companheiro é o primeiro a falar para que façam o aborto! A igreja proíbe métodos contraceptivos e o aborto, mas não será ela que criará as crianças depois. É muito fácil falar!

    Responda
  5. Gregorio

    O CERTO É ABORTAR A PT DO GOVERNO. É UM ABORTO PELO BEM COMUM, ONDE NÃO SE MATA NINGUEM, APENAS SE CORTA A MAMATA. O BRASIL AGRADECE, NOSSOS NETOS NOS AGRADECERAM.

    Responda
  6. Gilberto

    Prezado Sr. Dimenstein, a meu ver, o problema não é a opinião "A", ou "B"sobre o assunto. O problema é meter essa opinião, por escrito, no programa de governo. Veja o exemplo da constituição dos EUA, que é pequenininha, só tem o mínimo indispensável. O demais é legislado regionalmente, sem repercuções nacionais! Isso é sábio. Deveria ser imitado!

    Responda
  7. whanaoka

    Contra Dilma foram feitas reportagens tentando ligá-la ao caso Erenice utilizando como fonte Rubnei Quicoli cuja declarações mais tarde ele acabou negando em depoimento à polícia federal. Esse desmentido não foi publicado. No caso da quebra de sigilo de membros da cúpula do PSDB e da filha de José Serra, quando a polícia federal concluiu que se tratava de quadrilha de venda de informações da receita sem conotação política, a imprensa de oposição simplesmente silenciou sobre o assunto.

    Responda
  8. Maria Gomes

    É uma pura ignorância mesmo de levar esse assunto ao debate político. Com certeza, pessoas esclarecidas não engravidam sem planejar. E quem tem condições faz aborto na melhor rede de saúde (particular). O resto é falta de inteligência. Famílias com boa estrutura, isso não acontece. O diálogo entre família e educação é a melhor arma para evitar esse problema.

    Responda
  9. GaloGalo

    O texto está praticamente incompreensível. Afinal de contas, Serra atacou Dilma e foi atacado por Israel? O que você quis dizer, realmente, Dimenstein?

    Responda
  10. jomar

    Engraçado, não vejo esses cristãos manifestarem-se tão calorosamente contra a pedofilia na igreja católica e no seu acobertamento pelas autoridades religiosas. Por que não se rebelam contra o Papa que durante tanto tempo acobertou eses crimes?

    Responda
  11. Viter

    Impressionante...As pessoas que defendem Lula e sua mulher inflável,com certeza,são empregados do partido.Se beneficiam de alguma forma.Lula não fez nada!Apenas,continuou o que FHC fez e que ele e o PT criticavam arduamente.Até as políticas sociais foram iniciadas por FHC.Analisando os votos do PT,percebe-se em regiões de ignorantes e militantes empregados,pois inflou a máquina pública.O mundo já conhece essa farsa.Nenhum mal durará para sempre.A verdade vencerá.Demissão para esses militante

    Responda
    1. SPACE

      essa foi boa "mulher inflável"...... será que não tinha nenhuma parceida mulher???? rsrsrsrs..........

    2. jomar

      Foi sim! Lula continuou o sucatemanto das universidades públicas? Lula continuou a exclusão das camadas populares do ensino superior? Lula continuou a política de engessamento do ensino técnico? Lula continuou a exclusão da agricultura familiar, que nunca encontrava financiamento no BB?

  12. Captain Zecca

    Nesse quesito, a religião é uma tragédia para a humanidade.

    Responda
    1. Gregorio

      Orlando a tragedia da humanidade é o FANATISMO; religioso, politico, de todo tipo, é a anti razão, é o anti humano, é desconhecer nossa diversidade e unicidade. DEUS não nos impoe nada, apenas nos mostra o caminho, a ESCOLHA È NOSSA, porem temos que assumir as consecuencia, esse é o preço de nossa LIBERDADE. EM NOSSA COBARDIA SEMPRE PROCURAMOS UM CULPADO PARA NOSSAS ESCOLHAS. Se escolhemos a mentira não esperemos verdade, a corrupção não esperemos honradez. O fanatismo n

  13. ubirajara catoira

    Sr.Gilberto Dimenstein, gostaria que vc que tem, uma das melhores coluna de divulgação, levantasse a bandeira de fazer perguntas entre os candidatos nos debates, perguntas que o povo quer saber, onde foi o nosso dinheiro de impostos, que o Lula deu para ongs biliões, porque perdoar dividas de outros países, quando aqui o povo esta morrendo por falta de assistência medica, comida e moradia. Estas perguntas,que pode trazer moralidade a nossa nação. Onde todos já acham normal roubar. ass.Matusa

    Responda
  14. Captain Zecca

    Mas como o pai dessa menina é um homem esclarecido e não sofre de "Preconceito religioso", resolve imediatamente esse problema e abo-rta essa situação, porque sabe que sua filha não tem condições psicológicas e nem físicas para ser mãe. Quem quizer fazer a coisa errada, que faça; mas não obrigue outras a fazè-la.

    Responda
  15. Andrea Lima Diniz

    Acho absurdo que as pessoas ainda critiquem o aborto, conhecendo a realidade cruel do nosso país. A falta de conscientização, de educação sexual nas escolas, o despreparo dos adolescentes, a falta de diálogo com os pais levam milhares à prática do aborto clandestino. Ocorrem desde hemorragias e infecções graves colocando em risco a vida de mulheres. Gerar um filho sem amor, sem condições econômicas e psicológicas aumenta mais o número de não amados, rejeitados e marginalizados pela sociedade

    Responda
  16. Jaqueline de Andrade

    Vocês que defendem até a morte a tal da Igreja Católica... e dizem que o problema é culpa dos jovens que praticam o ato sexual sem se prevenir etc etc. Isso não é só de agora. A prostituição existe a quantos milhares de anos? E o que vocês têm a dizer sobre os padres que COMPROVADAMENTE abusam de menores. Que mundo é este, em que a própria pessoa que prega uma coisa, faz justamente o contrário "por debaixo dos panos". Acorda minha gente! Esta Igreja só existe, para pegar

    Responda
  17. Dadal

    Os problemas mal resolvidos na casa civil fez a candidata do PT cair 5% nas intenções de voto, justamente os 5% que Marina ganhou, só isto. Marina vai abraçar Dilma e o o PT leva no segundo turno de lavada sobre Serra. Té mais 1 de novembro.....

    Responda
    1. Dadal

      E nem adianta a Tukanalha se desesperar porque quanto mais alto se sobe, pior é a queda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk Aguardem a noite do dia 31de outubro e veremos..........

  18. walter ikeda

    Com o norte e nordes-te passando fome, sem infra estrutura hospitalar, de exames medico, educação, falta de saneamento basico, faltando tudo ate emprego, pois a maior fonte de renda da população em pequenas cidade é aposentadoria, bolsa miséria e ser funcionário publico, o pt vem falar em aborto com desculpa para a dilma não ganhar no primeiro turno, pasmem senhores o problema é o aborto da dilma e não o aborto da Erenice e familia, o pt acha, não tem certeza que o seu eleitor usa cabresto L

    Responda
    1. jomar

      Os indicadores sociais ainda não são os que desejamos, mas, certamente melhoraram de forma significativa. Não enxergar este fato vai além da miopia. Aproxima-se da ignorância.

  19. Abelardo

    A baixaria começou sempre pelo PSDB. Eles não tem discurso nem proposta melhor. Como explicar que assistência médica a muheres que fizeram aborto por conta própria não é estar a favor do aborto? Ainda mais para os religiosos. Todos sabemos que Serra só apelou para a baixaria. O PT não rebateu. Mas agora o Zé baixaria obriga o PT a se defender com as "mesmas armas". Infelismente...

    Responda
  20. Captain Zecca

    É proprio do ser humano sentir uma (mesmo que pequena) satisfação com as tragédias alheias, principalmente com aquelas pessoas que você não tem simpatia. Saber que aquela quase menina, filha do seu vizinho que tem aquele carrão bonito e quando passa perto do você nem olha pros lados esta grávida do namorado que conheceu apenas uma semana atrás, você vibra de satisfação e ainda diz para a esposa que ele merece o castigo. Invejoso é o que você é!

    Responda
  21. ussier

    Lula, deixe de ser arrogante, você além de não ser um estadista e patriota, voce é desde os tempos do sindicato um expert no engodo e na mentira, mente tanto que você fica acreditando que suas mentiras são verdades, até na hora da derrota, você continua arrogante, disse a Wilma, não se oborreça, pois comigo aconteceu o mesmo, fui para o segundo turno, como você fosse um deus.

    Responda
  22. Pedro Frineda

    BAIXARIAS contra o serra, Sr. Dimenstein, são fichinhas se comparadas com as praticadas contra o PT e a DILMA e não só nessa questão do aborto. A turma do Zé Mídia utilizou-se dos mais variados artifícios sujos para levar a eleição para o 2° Turno, contando com a ajuda da grande imprensa, especialmente o jornal que te emprega, onde escondem as falcatruas dos governos do PSDB/DEM há anos.

    Responda
  23. PC BH

    A questão não é quem acusa a Dilma ser contra ou a favor da legalização do aborto. A questão é a feminista, militante, ministra Dilma ser a favor e a candidata muié do Lula ser contra porque tira votos dos evangélicos. A baixaria é querer esconder o que ela pensa de verdade.

    Responda
  24. Bernardo

    No caso de estupro e risco a "mãe" deveria ser legal. Mas tratar o aborto como saúde pública nos casos de mulheres principalmente adolescentes que engravidam pelo fato de não se prevenirem é assassinato!Afinal quem não quer ter uma gravidez indesejada se previni, e hoje grande maioria tem acesso a informação. O uso de anticoncepcionais não vai contra a biblia mas sim contra a doutrina de algumas religiões, lembrando apenas que o Brasil é um país laico.

    Responda
    1. Landcruiserr

      Bernardo há muito já existe esta previsão legal,ocorre que devido ao enorme constrangimento em comparecer a uma delegacia,a demora em obter a autorização legal para o aborto,muitas pessoas acabam ate procurando outros meios abortivos.

  25. Reacionário

    Deviamos sim copiar a China, antes que a região norte e nordeste vire a China brasileira. Aborto? Corta logo, só pode ter um filho, chega de demagogia, é a as religiões e os políticos interessados que a massa ociosa tenha cada vez mais filhos e mais pobreza para ser mais fácil manipular esses pobres coitados.

    Responda
  26. Pedro Venezuela

    Curioso. Agora que falaram do Serra voce veio defende-lo. Quando falavam so da Dilma voce nao disse nada ne?

    Responda
  27. Bira

    Caro colega Dimenstein, bom dia! Sou espírita.Cristão, portanto. Contra qualquer tipo de atentando contra a vida, incluindo a pílula do dia seguinte e qualquer tipo de conveniência política. O PT de Dilma inseriu o aborto como tema de campanha. Dilma se manifestou a favor anteriormente. Agora, período de eleições, "mudou" de opinião. Bem como sobre sua crença em Deus, que outrora não existia para ela (será que tem, será que não tem?). Acreditar na vida eterna é questão de fé e cabe o

    Responda
  28. Guilherme Fabrini

    Gilberto, "consequências", agora é sem trema, ok?

    Responda
  29. Valdemar Arend

    Não entendo como há pessoas que defendem a vida das mulheres e não defendem a vida das crianças que ainda não nasceram, e que um dia serão também mulheres. Pergunto ao dono do artigo se não é bom viver, apesar de todas as dores da vida, já que sua vida não foi abortada anos atrás. Defender o aborto é ser genocida. Se as crianças atrapalham tanto porque, então, não exterminá-las logo após o seu nascimento? As mulheres também ficariam livres e sem compromisso com elas.

    Responda
  30. Carlos Pazini Jr.

    Um dia, uma mulher apareceu no consultótio com um filho de 5 anos e grávida de 2 meses. Disse ao médico q não havia planejado ficar grávida e que já tem um filho e não teria condições de criar 2 filhos, por isso queria abortar... O médico virou para ela e disse: Eu tenho uma outra solução pra você, ao invés de fazer aborto, vamos tirar a vida do seu filho de 5 anos, assim resolvemos o seu problema, pois este filho q está no seu ventre está tão vivo quanto este q está aqui fora!!! Pense nisso

    Responda
  31. Hercilio Silva

    Chega de atraso, já tá na hora de deixar de sermos pautados pelo extremismo religioso, se Obama tivesse tido medo disso não seria Presidente hoje, mirem-se nesse exemplo. Volta e meia querem nos devolver à idade média, separação entre religião e estado é um avanço trazido pelo capitalismo a partir da revolução francesa. Onde se mistura os dois só existe guerra e ódio e não valores cristãos, Cristo pregava a tolerância e não a guerra dos extremistas.

    Responda
  32. ussier

    A queda de Wilma tem várias razões ser e, o povo na hora de votar pensou melhor e resolveu esperar mais 30 dias a fim de escolher o melhor para o Brasil. Lula exagerou e finalmente perdeu-se, foi o maior derrotado, quiz comparação e o povo deu-lhe o troco, Lula/Dilma e seus aliados tiverem 47% dos votos validos, os opositores tiverem 53%, essa é a realidade, sairam fortalecidos, Ithamar, FHC, Aécio, Anastasia, Geraldo, Serra, Marina, e Plinio no plano nacional.

    Responda
  33. Carlos Pazini Jr.

    Um dia, uma mulher apareceu no consultótio com um filho de 5 anos e grávida de 2 meses. Disse ao médico que não havia planejado ficar grávida e que já tem um filho e não teria condições de criar 2 filhos, por isso queria abortar... O médico virou para ela e disse: Eu tenho uma outra solução para você, ao invés de fazer aborto, vamos matar o seu filho de 5 anos, assim resolvemos o seu problema, pois este filho q está no seu ventre está tão vivo quanto este q está aqui fora!!! Pense nisso..

    Responda
  34. TIAGO soares

    GENTE!!! HÁ ALGUNS DIAS ATRAZ FICAMOS PROIBIDOS DE FAZER SATIRAS E PIADAS COM POLITICOS , VCS AINDA LEMBRAM DISSO, IMPEDIRAM ALGO QUE FOI CONSITUIDO EM 1988, UM DIREITO E LIBERDADE NOSSA, QUE ELES TEM PODER ISSO ELES JÁ MOSTRARAM NAS NÃO ESQUEÇAM QUE O PODER EMANA DO POVO (DE NÓS), PARA O POVO (PENA QUE ESTA SENDO USADO CONTRA NÓS) E VEM SENDO USADO CONTA O POVO, E EU QUE ACHAVA QUE ERA SO A PF QUE O GOVERNO MANDAVA, ME ENGANEI PIAMENTE POIS O STF TAMBEM E DO NOSSO "CUMPANHEIRO" PENSEM BEM G

    Responda
  35. João Batista Avelino de Souza

    Dimenstein é muito inteligente, ninguém duvida. Mas abalizar suas opiniões pelo que a Igreja Católica diz é um profundo erro, até porque a Igreja Católica não tem procuração divina para que suas opiniões sejam consideradas certas. Pelo contrário, pela quantidade de erros, atrocidades e outras barbaridades mais cometidos durante séculos, Deus seria um DESVAIRADO se a tivesse como Sua representante na Terra.

    Responda
  36. Pedro Frineda

    Puxa... A FALHA suspendeu a censura aos meus comentários, praticada desde domingo, 03 de outubro, dia da eleição. E não foi a primeira, ainda que eu nunca tenha de utilizado de palavrões, xingamentos, ofensas preconceituosas de todos os tipos, que foram mantidas. E ainda tem a desfaçatez de se fazer supostamente a defensora da democracia e da liberdade de expressão. Fica o protesto até a próxima censura. /p

    Responda
  37. Celso

    Não concordo com o aborto, porém cada um tem o direito de fazer suas escolhas.  Ninguém tem o direito de impor seus conceitos e preconceitos á terceiros. Deus dá a cada um de nós o livre arbítrio e as religiões querem nega-lo. Melhor que fazer leis é dar informação, esclarecer, orientar pois; se não for assim vai continuar do jeito que está, o aborto vai continuar sendo feitos ás escondidas, aos milhares, com todo risco para a mulher.   

    Responda
  38. MIGUEL SETIM

    FRANQUESTEIN.................. TÁ PERDENDO FEIO................RARARARA

    Responda
    1. Gregorio

      Miguel Quem perde é o BRASIL. Ganha a corrupção, a mentira, a mediocridade, o toma lá da cá Ganha  " não sabia"  "não li " Ganha o desrespeito a os direitos cidadãos Ganham os intentos de cercear a liberdade de imprensa Ganha a cobardia intelectual, negar aquelo que acredita. Ganha a falta de carater, aplica-se a politica economica de FHC e nega-se. etc.    

  39. JCorion

    Senhor Colunista: O Sr. opõe criminalização do aborto à saúde pública e direitos da mulher. Saúde pública deve ser solucionada através de programas que a promovam. Direitos da mulher é um projeto social de longuíssimo prazo. Já o crime do aborto é uma prática covarde contra a vida que ainda não têm condições de se defender. Visão reducionista de quem vê a vida apenas no corpo, desprezando a pré-existência do espírito, que, abortados e revoltados, choram e geralmente perseguem quem os

    Responda
    1. MIGUEL SETIM

      CONCORDO COM VC............O PROBLEMA É QUE ESTES JORNALISTA SÃO, NA MAIORIA, ATEUS E ATOAS, FILHOS DA DARWIN E, QUEM SABE, DE CHOCADEIRA

  40. Alexandro Ramos

    na realidade eles não estão preocupados em reformular projeto de capanha, e sim preocupados e agradar a Marina.

    Responda
  41. zeca

    Não sou dilmista. Voto no Serra desde 1982... mas sou a favor do aborto.Acho que os dois deveriam manter a liberação do aborto em seu programa de governo. Pode parecer polêmico, mas concordo com a teoria de Steven Levitt e Stephen Dubner, de que menos crianças indesejadas hoje causam menor criminalidade no futuro.

    Responda
  42. Catarina

    Vamos ser coerentes, quem não quer ou não tem condições de ter filhos, deve usar algum contraceptivo, para não engravidar. O governo deve sempre, fazer campanhas a esse respeito. Agora não podemos esquecer que isso é um assunto muito antigo, que não pode influenciar nenhuma campanha política E, acima de tudo, é um dever de cada cidadão brasileiro, zelar pela vida.

    Responda
  43. Caldas

    O que derrubou Dilma no primeiro turno não foi só o aborto (ela declarou em 2007 que é favorável Á DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto, e isto está GRAVADO , não é mentira. CONSIDERO O ABORTO UM CRIME INQUALIFICÁVEL. O que derrubou MESMO foi a transformação do Palácio do Planatlo em balcão de negócios pela ERENICE GUERRA, o que é um tremendo absurdo, acho que num País sério deveria derrubar o goerno.

    Responda
  44. PAULO BARRETO

    Muitas mulheres hoje em dia morrem por fazer aborto em clinicas clandestinas e é verdade que se pudessem fazer de forma legal em um hospital isso não aconteceria !!!!! Porém o erro não esta em fazer o aborto o erro esta na irresponsabilidade de gerar uma vida apenas por prazer e neste ponto temos que concordar com a igreja quando falamos de vida deveriamos ter mais respeito, infelismente nossos jovens perderam o rumo e quem paga são os inocentes sem nome e que só DEUS conhece !!!!!!!!

    Responda
  45. Alessandro Siqueira

    É extremamente lamentável que "Estado e Igreja" ainda vivam esta situação de "promiscuidade". É triste ver ataques às convicções pessoais dos candidatos e mais triste é saber que estes ataques provocam danos na imagem. Há 2.000 anos alguém teria dito: "A César o que é de César; A Deus o que é de Deus". A base do Estado-Laico já pode ser vista nesta assertiva. Então, soa absolutamente fora de propósito alguém lançar mão do discurso "cristão" para fazer críticas de natureza política. /

    Responda
    1. Valdemar Arend

      Sim, "A ´César o que é de César", mas não "Forniquem, matem crianças e terão menos trabalho para fornicar mais, seus animais".

  46. MIGUEL SETIM

    OPA.PLEBISCITO...............A PROVEITANDO...........FRANQUES TAIN................... QUEM VAI PAGAR A CONTA DA FALTA DE VERGONHA DO POVO ?? NÓS CONTRIBUINTES ??? TÁ COM DÓ DA IRRESPONSABILIDADE, PAGA VC;;;;;;;;;;;;;;;;Ó INTELECTUAL

    Responda
  47. abraga

    A opinião de Dimenstein é muito coerente e importante. O problema aqui é que queremos transformar um assunto sobre saúde em um assunto místico/religioso. Tanto a Dilma como o Serra sabem que é importante a questão do aborto para resolver o problema da ilegalidade.

    Responda
    1. MIGUEL SETIM

      SAÚDE PÚBLICA É O CANCER, O SUS, A FILA DE ESPERA, E OUTRAS DOENÇAS MAIS QUE NOS ACOMETEM SEM NOSSO CONHECIMENTO. AGORA, FAZER FILHO E DEPOIS QUER TIRAR...AONDE ESTÁ A SAÚDE PÚBLICA?? VC É RESPONSAVEL POR SEUS ATOS, SENÃO O QUE OS POLÍTICOS FAZEM VAMOS QUERER JUSTIFICAR, TAMBÉM..

  48. MIGUEL SETIM

    PREBISCITO

    Responda
  49. Pedro Frineda

    Teste

    Responda
  50. Eu mesma.

    Pela visão dos moderninhos promover a carnificina é mais fácil do que prevenir. Não entendo porque ainda se discute aborto com tantos meios de se evitar uma gravidez. Tenham dó. Essa molecada hoje em dia tem até máquina de preservativos bancados por dinheiro público e ainda vamos ter que pagar pelos abortos de quem tem um leque de opções para evitar. Tá errado.

    Responda
    1. ka andrade

      Menos mal que existem os moderninhos...