Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Batista V.

    Para quem crê que não somos obra do acaso. Salmos 33.12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança. Na história da humanidade, sempre que o homem afrontou a D'us e a Sua Palavra, as conseqüências foram desastrosas. Se o que existe, é obra das mãos de D'us, temos que prestar-lhe contas. Então D'us criou o mau? Este é ausência de D'us (bem).

    Responda
  2. Will

    Sr. Schwartman Talvez o sr. sonhe com um estado laico, no sentido de ser contra as religiões, ao invés de um estado laico neutro. Uma sociedade "atéia" e humanista. Segue a lista de algumas nações que seguiram por esse caminho para o sr. escolher qual o melhor para morar: ex-União Soviética, Bulgária, Alemanha Oriental, etc.... ih esqueci que todos já caíram... Ainda tem Cuba e Coréia do Norte. Fique a vontade....

    Responda
  3. Carolina Menezes

    Entendo que os eleitores que votaram na Marina tem "NOÇÃO" dos motivos pelo qual fizeram, e nenhuma matéria a qual eu tenha visto, percebeu isso, ou não. A Dilma não perdeu pela matéria aborto. E sua vitória se baseia na quantidade enorme de votos que vem da região nordeste, e que aliás, que só vem a prejudicar a democracia do país. Pois é uma região, que ainda elege pessoas de categorias supeitas, apesar de ser uma região linda, porém bem descuidada, já que a pobreza é nítida. Pense nisso.

    Responda
  4. Walter Oliveira

    Hélio, Faltou você dizer pelo menos três coisas: 1. Os religiosos têm todo o direito de pedir que seus fieis não votem em um candidato que contraria os preceitos da sua religião. A partir dai, cada um decide segundo sua consciência e fé. 2. O que não pode ocorrer é candidatos se renderem à pressão e até mudarem de posição como fazem agora Dilma e o PT. 3. Perder votos em um segundo turno não é assim tão raro, basta lembrar Hélio Costa na disputa do governo de Mina

    Responda
  5. Aline Pupio

    Crucificando os cristão se o estado é laico ... os cristãos são retrógrados... insignificantes... não vamos fazer a diferença pq no final o resulto ja eh previsto Pq vc se deu ao trabalho de escrever td isso? Pq o PT quer mudar de estratégia se a seguida por eles ate o momento eh vencedora? Pq tanta preocupação com a opinião dos pobres e infelizes cristãos? Ps: algumas pessoas antes de falar da Biblia e cita-la como exemplo deveriam ao menos aprender o bási

    Responda
  6. Bolivar

    Sr. JOão Silva, A resposta da sua pergunta, deve ser feita ao ALKIMIN E AO PROPRIO SERRA, pois um, era prefeito, depois governador, e o outro já foi vice e governador, e agora deram-lhe nova oportunidade. Vamos acompanhar, e ver como será a qualidade da saúde em SP. Que aliás É DESUMANA. Infelizmente, vc não deve usar serviços dessa natureza, daí, jogar pra outrs a sua responsabilidade de fiscalizar e ajudar a melhorar a sáude seja lá onde for.

    Responda
  7. Carol cfl

    Hélio, Pelo visto você não conhece os direitos humanos: Artigo 3"Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." Aí já está toda teoria contra o aborto. Não tem nada a ver com fé. Outra dica: não fale nem escreva sobre a Bíblia, você mostrou no seu artigo, que não entende nada sobre ela.

    Responda
  8. diogo

    Fé e eleição. Voto e aborto. Penso que num Estado verdadeiramente Laico e Democratico. O voto assim como o aborto devam ser facultativos, visto que o voto obrigatório foi imposto como também a criminalização do aborto. Não se trata de ser contra ou a favor, trata-se da pessoa decidir ela e "deus" sobre o aborto. Milhares de pessoas que são contra o aborto certamente já o praticaram as escondidas.

    Responda
  9. José Pires

    Mas você comete um erro muito grave ou laico em pegar uma passagem do Antigo Testamento para tentar fundamentar a sua tese. Você não considerou o Novo Evangelho, a vinda do Messias cristão. Os muçulmandos não possuem um "Novo Alcorão", mas apenas aquele dos tempos de Maomé. Ora, eu não tenho a pretensão de ter que te explicar toda a história, seria melhor que você procurasse um padre ou um pastor, o fato é que a separação da Igreja do Estado melhorou algumas coisas e piorou outras.

    Responda
  10. carlos Trindade

    Preado Hélio, gostaria de fazer considerações:1) Cristãos não vivem pelas leis do Velho Testamento, e sim pela Graça de Jesus manifestada no Novo Testamento. Lembra-se do texto de Jesus que disse "Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente, EU PORÉM DIGO: não resistais ao perverso, mas a qualquer que te ferir a face direita, ofereça-lhe também a outra face" ? 2) No Brasil, adultério é crime, assim como no AT, a diferença com o texto que mencionou é a severidade da pena. continua.

    Responda
  11. flsusp

    Quem deixa de votar em um candidato exclusivamente por causa da questão do aborto ou do casamento homossexual está simplesmente ignorando as outras questões mais relevantes que devem envolver a escolha de um governante (pobreza, segurança, economia, trabalho, impostos, honestidade, etc). É falta de visão, conhecimento e sensibilidade.

    Responda
  12. Angelo Zoppi

    Eis um exemplo de uso da Palavra de Deus por quem não entende nada de Deus!

    Responda
  13. Ricardo 77

    Definitivamente tem gente que se recusa a entender. Não há outra explicação. Então, serei claro: ninguém é a favor de ma tar fetos pelo prazer de ma tar. A diferença é que algumas pessoas não são hipócritas a ponto de fingirem não ver milhares de mulheres pobres morrendo em clínicas clandestinas enquanto as filhas da burguesia vão a Miami fazerem seus abortos injustificados. Sou a favor em situações específicas, como todo mundo que é a favor também o é apenas em situações específicas.

    Responda
  14. flsusp

    Achei interessante a matéria que você escreveu sobre a correlação entre pobreza e religiosidade. Inclusive porque nela você faz uma ressalva importante que talvez tenha faltado neste seu outro artigo: "Correlação, vale lembrar, é um conceito traiçoeiro. Quando duas variáveis estão correlacionadas, tanto é possível que qualquer uma delas seja a causa da outra como também que ambas sejam efeitos de outros fatores."

    Responda
  15. Alcimar Nascimento da Silva

    Sensacional, Hélio. Vou repetir aqui o que escrevi sobre a crônica do Gilberto Dimenstein: "Tá passando da hora do Brasil tornar-se de verdade um país secular, eliminando toda interferência da religião em suas eleições".

    Responda
  16. Marcio Félix

    Caro Hélio, sou um profundo admirador de seus artigos, porém dizer que estamos num estado laico é uma inverdade. Em quase todas as repartições públicas desse país que você entra, você se depara com uma imagem de uma santa, onde todos funcionários tem que aceitar. Muitos municípios desse país, o cartão de boas vindas, é a imagem religiosa, seja ele padroeiro ou não. Moro no sertão do Ceará e existe um financiamento aberto do estado ao turismo religioso em muitos muinípios. Não somos la

    Responda
  17. Jose Benedito Schneider

    O bispo de Guarulhos tem direito de recomendar a seus fiéis voto em A ou B, por este ou aquele motivo. O que ele não pode é usar o site da Diocese para fazer propaganda Ele está cometendo um crime eleitoral. Porque ele não assume publicamente sua opção de voto? O Estado Brasileiro é laico e a Constituição assim o garante. Então, qualquer religião é permitida, inclusive com benefícios fiscais, bem como o direito democrático de não ter qualquer religião. Alguém não está content

    Responda
  18. ti

    Realmente é triste ver o nível a que chegamos. Dilma não perdeu votos pelo caso Erenice e sim por causa dos boatos. Sou professor e tenho alunos evangélicos que estão espalhando pela escola que a candidata do PT é lésbica (e se fosse verdade qual o problema?) e que quer obrigar as igrejas a deixarem casais gays se beijarem dentro das igrejas.Talvez eles achem que aborto e homossexualidade são pecado, mas mentir em proveito próprio não é. O pecado dos outros é sempre pior do que o nosso.

    Responda
  19. Elton Otto

    Deve-se discutir maiores punições para quem comete estupro, e não o que será feito com o ser gerado deste ato. O Brasil precisa aprender a ser mais agil, tanto dinheiro roubado e uma estrutura mediucre que esse país tem. Vivemos em função de Cristo redentor, temos que ser conhecidos por termos cultura (o Brasil tem muitas e ao mesmo nenhuma própria), organização, segurança, liberdade de vivermos bem, e não de vivermos do jeito que queremos, já que o homem é campeão em dedidir errado

    Responda
  20. diogo

    O Hélio, trouxe um pouco de profundidade na discussão sobre o aborto. Porém no Brasil ela ainda é, baixa, rasteira e superficial. Se a tese da oposição diz: que o PT usou o Bolça familia para se beneficiar dos mais pobres. Igualmente a Oposição usou o preconceito religioso para se beneficiar dos menos esclarecidos (pobres). Enfim fundalmentalmente a eleição tem como pressuposto básico o Preconceito.

    Responda
  21. Ana Amorim

    É também possível, eu diria até que provável, que as pessoas sejam simplemente contrárias ao aborto. E o sejam porque o consideram moralmente errado, e não porque o pastor ou o padre assim entende e ensina. Observe que em outras questões morais o entendimento de católicos e evangélicos não seguem a orientação das Igrejas. É assim para a questão do planejamento familiar e para o divórcio. Por que, no caso do aborto, teríamos nada mais do que simples cordeiros concordando com o pastor?

    Responda
  22. Professor

    Sou P TP, cultuo o Deus de minha cultura, sou favorável à liberdade religiosa, mas não sou tolo de achar que minha fé é a única morada da verdade. Uma agência reguladora seria uma forma de garantir liberdade religiosa sem abuso da religião. Ou algum dia os ateus serão obrigados a esconder a fé, a origem, como ocorre com judeus em alguns lugares. Alguns muçulmanos são mais honestos do que nós: está explícita a regra, embora eu não goste. Aqui se esconde a profissão de fé.

    Responda
  23. Jefferson Martins

    Caro Hélio, você esta se deixando levar pelo calor das eleições e perdendo a razão. Suas palavras são de uma pobreza profunda. Primeiramente de conhecimento - escolher trechos do Antigo Testamento para justificar suas idéias? Deixe a Bíblia ser utilizada por aqueles que a conhecem e sabem no mínimo distinguir AT de NT. Depois mencionar que Deus e pobreza andam de braços dados é o cúmulo. Os EUA, que ainda representam a maior potência econômica capitalista, tem sua grande maiori

    Responda
  24. JOELSON SANTOS

    Parabenizo o Hélio Schwartsman pelo exelênte comentário feito hoje na sua coluna. Acho que essas eleições estão aloprando a todos. De um lado partidos de oposição partindo para o vale tudo, do outro a candidata do PT com chances concrétas de vitória revendo posições baseada em apenas 5% do eleitorado e na ponta eleitores que se comportam de forma infantil acreditando em bicho papão, chapeuzinho vermelho e lobos maus. Pode ?. Acorda moçada porque essa forma de conduzir a democrácia tá

    Responda
  25. adalto fonseca

    O JOGO SÓ ACABA QUANDO TERMINA! ACHO QUE O SR. NÃO FOI CORRESPONDENTE NO AFEGANISTÃO NÃO, DEVE TER SIDO EM TEL AVIV! O SR. NÃO TEM MEDO DE RESSUSCITAREM O HITTLER? OLHA O AHMADINEJAD AI! PORQUE SE FOI MESMO NO AFEGANISTÃO, IRIA SENTIR NA PELE O TERRORISMO E VER OS DESCALABROS QUE ACONTECEM EM NOSSO PAÍS. VASCULHAM A VIDA DE CASEIRO, DE EMPRESÁRIOS, DE POLÍTICOS, DOS CIDADÃOS COMUNS, ETC. PODE MUDAR SIM, BASTA ACREDITARMOS!

    Responda
  26. Elton Otto

    Realmente o aborto é um tema um tanto quanto delicado. Mas, falando de política...não entendo a discussão do aborto ao invés da punição de quem comete o crime de estupro. Sim, por que hoje no Brasil o crime compensa, você vai preso se finge de bom e é solto, é mantido pela sociedade agredida, os filhões recebe pensão do estado. Ao meu ver não temos que gastar o tempo pensando em aprovar ou não o aborto (sou contra o aborto), pois este é o efeito, e a causa ninguém cuidará? Esducação, Seguran

    Responda
  27. Professor

    Se o estado é laico e há disponibilidade de serviços religiosos, alguns que podem fazer mal à saúde física, mental e social, então por que não criamos uma agência reguladora de serviços religiosos (church service agency). Digo isto para que cheguemos ao ponto de termos que ver uma agência de serviços políticos criada pelos religiosos. Pois é isto que vejo ocorrendo no ocidente (alguns paises), sem escrúpulo para usar o nome de DEUS, sem ao menos falar com ELE. Nisto, diferirmos pouco dos isl

    Responda
  28. Rufus

    Caro Hélio, raramente leio textos tão bem escritos. O problema é que a religião (dentre outras coisas) limita o pensamento do ser humano a ponto de fazer com que ele não vá mais a fundo na questão, e não compreenda - ou não queira entender - que neste caso a lei trataria de amenizar problemas decorrentes de um cenário que já existe, e não de criar um mundo perfeito onde ninguém pensasse em abortar. Independenteme nte da legalidade as pessoas abortam, usam drogas e continuarão a

    Responda
  29. Bruno Menezes

    Parabéns, Hélio. Opinião sensata e racional. Acho que o grande trunfo de uma democracia vai além da simples liberdade de opinião, acho que vai no respeito à opinião alheia, às minorias e à não imposição de um pensamento dito como o certo. Posso ser contra o aborto mas respeito a opinião dos que são a favor. Se eu sou contra, é simples, não pratico. O que não concordo é que essa minha verdade seja imposta a todos. Até hoje não vi pouquíssimos agumentos sem fundo religioso contra o aborto. /p

    Responda
  30. Jorge Okamoto

    O assunto é direito à vida, um ser inteligente, com consciência, sentimento, raciocínio cognitivo. Os vegetarianos também sabem respeitar a vida, ainda que os animais não sejam totalmente inteligentes e racionais. Alguns ateus inclusive que prezam pela lógica da ciência e da justiça sabem respeitar a vida. A vida é do feto, não da mãe!

    Responda
  31. Maçarico

    O verdadeiro estado laico , é aquele que não interfere nas manifestações ou sentimentos religiosos de seus cidadãos.

    Responda
  32. Joao Silva

    Caro Hélio, Ñão foi somente a questão do aborto que fez com que a Dilma não ganhasse as eleições. Existe outro fator prepoderante. Voto em Minas, e um grande responsável também por isso chama-se Aécio Neves. Em Minas não houve campanha para o Serra. Se o Aécio entrar na disputa tchau PT e Dilma. Outro erro do PT acham que o povo brasileiro é mediocre. Se o PT e Dilma estão preocupados com a saúde da mulher (brasileiros) porque ainda vivemos um caos na saúde pública. E os caos da educa

    Responda
  33. sussa

    Quem não tem religião e não cre em Deus não pode discutir Deus e sua doutrina.

    Responda
  34. Professor

    Quero parabenizá-lo pelo ensaio e acrescentar alguma coisa. Antes que me identificar como eleitor do PT e e não me esconder por que tenho o direito. Essa promiscuidade entre religião e política acaba tornando a religião no que não precisamos, ou seja, argumento falso para ganhar no campo da política. Exemplo: imagine a Dilma se dizendo evangélica. Ela não fará isto, mas seus inimigos (e não adversários) não hesitam e se aproveitar de uma diferença. Não é diferente do que ocorreria c opção se

    Responda
  35. POPO

    Com todo respeito aos livros que ja lestes, e mesmo que muitos, não o tornaram capaz de dicernir que o crescimento da candidata Marina não se deve aos "erros estratégicos " da campanha (que aliás se fundamenta na manutenção da classe miserável , afim de que continue leiga e dependente da esmola ) , mas sim da descoberta da classe mais esclarecida da clareza desse fenômeno chamado Marina.Discordo de seu otimismo, aliás quem é Dilma ? A bola da vez p/ projeto 20 anos no poder do Sr Lula

    Responda
  36. Francesco

    Acho que como aconteceu na Itália de Mussolini, quando ele exigiu que o Papa parasse de intromete na política e criasse o seu próprio Estado do Vaticano, o mesmo deveria acontecer em todos os Países. Separar política de religião é fundamental para que assuntos polêmicos não deixam de ser debatidos na política pelo simples fato do "MEDO" do autoritarismo dos representantes religiosos etc..Ta mais do que na hora de levarmos esses temas ao plebiscito p a sociedade decidir o q é melhor...

    Responda
  37. Will

    Caro Schwartsman, O senhor mesmo disse na reportagem que é ateu. Sem problema, cada um escolhe o caminho que quer. Mas não use o espaço para vomitar seus preconceitos. Assasinar ateus? Faça-me o favor..... Geralmente quando um ateu quer falar da Bíblia, sai besteira.... o texto que vc citou era praticado sim, em um outro contexto histórico, no início do judaísmo. Estranho o sr, como "jornalista imparcial" não ter citado a atitude de Jesus quando lhe levaram uma ad

    Responda
  38. emanuel rosemberg

    Acho interessante o ser humano. Um partido tem o direito de fechar questão sobre um assunto que envolve a vida humana intra-uterina, ou seja, tornar legal o fato de uma mãe decidir sobre o destino de uma vida que carrega em seu ventre. Como partido, ele pode "fechar questão". Quem for deste partido tem que concordar que a esta única posição. Um grupo religioso, filosófico ou de representação social não tem; porque senão será chamada de fascista, fundamentalista, etc. O direito à vida,

    Responda
  39. Galo Velho

    bom, já que é a Dilma já ganhou nem vamos realizar o segundo turno, coisa de louco sua bola de cristal, nenê.

    Responda
  40. Ferreira

    Seu unico erro foi dizer que "Deus e pobreza andam juntos, pelo contrario, basta observar o nascimento dos EUA (protestantes), fora a prosperidade dos judeus no financiamento colonial, na verdade acho que precisa separar Deus de alienação religiosa, foi o que o apostolo Paulo mais fez, combatendo al ei e mostranto Cristo, que veio separar estado e igreja, porem só lutero compreendeu isso, e apartir de então, como vc demonstra, o mundo não foi mais o mesmo."O meu reino não é desse mundo" Cris

    Responda
  41. BATATA

    Prezados leitores. Gostei muito do texto e da facilidade como são expostas as idéias de forma clara e concisa. Porém (tinha que ter um porém né??) achei meio superficial e até certo ponto irresponsável quando coloca nas costas das igrejas todas as mazelas do mundo quando diz que a ciência só caminhou após o ocidente ficar mais laico e se esquece que foi o catolicismo quem preservou obras de arte, e salvou a vida de milhoes de judeus e outros perseguidos políticos, de ditadores e afins

    Responda
  42. sussa

    Por ser laico o autor se acha ,mal informado que é sobre o cristianismo e Deus , na posição de criticar.Não sou católica, nem evangélica e sim espirita kardecssista .Sim, o aborto é crime perante Deus e também perante os homens.A criança no seio materno esta dado um asilo a uma criatura que acabou de reencarnar para tentar a sua evolução espiritual. Mas como voces "laicos" que mais parecem criminosos não acreditam em Deus ? Fazer o que? Um dia vão entender e pedirão perdão.

    Responda
  43. Maçarico

    Voto é a coisa mais volátil que existe. Ninguém pode garantir que o voto do primeiro turno seja o mesmo do segundo. O político que pensar ser dono dos votos que recebe , não vai durar muito. A própria Dilma deve ter sentido isso na carne. Uma semana antes , já estava eleita , hoje está convocando a militancia para tentar vencer. O resto é papo de militante!

    Responda
  44. Wasantos

    Não me arrisco a prever resultados, mas infelizmente o tema aborto foi um ponto determinante na queda de Dilma. Gostaria que estes eleitores fizessem um plantão em fim de semana e presenciassem o número de mães "quase morrendo" que chegam a um hospital, supostamente com " abortos espontâneos gravemente infectados". Há as que morrem antes de ter cuidados médicos. A maioria é pobre e muito religiosa. Também não usam métodos contraceptivos. E o eleitorado hipócrita se diz a favor da vida!

    Responda
  45. Night Crosser

    Embora respeite a religião de cada pessoa, tenho significativo medo que esta se misture com as atividades do Estado. O fenômeno "Deus", pela relativa facilidade com que espertalhões dele se valem, maldosa ou inocentemente, para implantar na mente das pessoas um dogma indiscutível, tem produzido as mais nefastas manifestações que mais se amoldam ao nosso ancestral "homem das cavernas". Vejam bem: não estou generalizando, apenas constatando uma realidade.

    Responda
  46. Luiz Antonio Belini

    Correlacionar de forma tão simplista religião com pobreza como faz em seus artigos é um absurdo! Existem muitos fatores que determinam a pobreza e a religiosidade de um povo. É muito provável que a religião nem seja dos mais determinantes. Em todo caso, é um recurso ideológico bastante conveniente à elite. Se perguntamos porque, por exemplo, os países africanos são pobres, a resposta, porque são religiosos, escode séculos de colonialismo e rapinagem européia. Parabéns Hélio! Você justificou

    Responda
  47. detonador total

    Os pseudo-cristãos, na verdade fundamentalistas pentecostais, são a pior chaga desse país. Dizem que falam em nome de Deus, mas se esquecem da máxima exortativa do Cristo: "Amai-vos uns aos outros", na medida em que discriminam, julgam, arbitram, atacam o livre-arbítrio e o direito de cada cidadão em escolher seu destino, sua vida e sua existência. Querem transformar a Bíblia em tábua da lei, não entendendo que todos têm o direito de viver ou não de acordo com seus preceitos. O estado é laic

    Responda
  48. Hercilio Silva

    Lembrem-se que FHC sofreu com os boatos de que não acreditava em Deus e fumava Obama foi bombardeado, a diferença é que foi firme, enquanto aqui no Brasil se escamoteia a discussão. Os teocratas ditos cristãos, querem é constranger as pessoas a adotarem sua religião, o que é diferente de conquistar pela pregação decente, querem obrigar o país a seguirem as mesmas idéias intolerantes que tem. Onde estado e religião se misturam só há ódio, guerras, intolerância e violência.

    Responda
  49. JCorion

    Santa Pseudosapiência ! Santo Preconceito ! Abortamento não é questão exclusiva religiosa. É crime. O fato de diferentes ordens religiosas trazerem justificativas dogmáticas para a orientação a seus seguidores não exclui o fato, pelo menos discutível, que trata-se de manter ou eliminar uma vida. A intolerância religiosa leva o autor a responsabilizar as religiões pela escolha das pessoas, baseada naquilo a que são sensíveis, em particular, o respeito à vida.

    Responda
  50. danielpaixao

    Sou cristão evangélico, membro da Assembléia de Deus há 45 anos (desde que nasci) e concordo em quase tudo que diz o autor. Há uma confusão em torno da Bíblia. Ao mesmo tempo que dizemos que ela é toda inspirada por Deus, nem de longe cogitamos por em prática tudo que dela emana, e um exemplo claro disso seria o apedrejamento de adúlteros. A verdade é que, em verdade, todos queremos um estado laico que nos permita inclusive exercer a nossa fé e o direito de culto livremente. Voto Dilma.

    Responda