Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Prado

    O problema é que falta uma reforma política verdadeira que inclua inclusive o voto não obrogatório. Ou você acha que mais de 1 milhão de pessoas sairiam de casa para votar no Tiririca? Deixe a política para quem quer mudar alguma coisa, muita gente iria votar seriamente, é claro que iria haver políticos pedindo pelo amor de Deus para irem votar neles, e também, pagando para isso, mas íamos ficar livres de gente que se acha um azarado de ter nascido no Brasil e ter que ir votar.

    Responda
  2. mmc

    Existem governantes para todos os tipos, seja quem for o "povo". Se o "povo" elegeu terá que suportar sua peripécia governamental...muito embora acredito que fora tão somente, como já dito, pura estratégia partidária para que àqueles que por um motivo ou outro que apostou sua investida nesse "nobre" candidato fossem de certa forma ludibriados pensando que estavam fazendo algo diferente, quando apenas estavam sendo manipulados sem saber ou sabendo e não acreditando... "Povo" bra

    Responda
  3. MDunder

    Sérgio Malbergier chegou ao cerne da questão: ao fazer uma campanha circense, Tiririca expôs algumas das maiores mazelas de nosso país, bem carnavalescamente, conforme o conceito de Mikhail Bakhtin. Muita gente efetivamente desconhece o papel - e, consequentemente, a relevância - de um Deputado Federal, fato que Tiririca reconheceu e explorou em sua campanha. Além disso, sua educação formal condiz com a de uma parte significativa da população, mas isso não necessariamente o fará melhor deput

    Responda
  4. valdir carlini

    e pergunto a voce tambem e para todos da imprensa.Porque ele quitou o FMI e não para de emitir títulos,quanto aos juros de títulos quase o dobro,do FMI?

    Responda
  5. valdir carlini

    se ele escrever espulsa,oge,brazilia,paiz,cans ela e falar petrobais ele ta aprovado foi ,será igual nosso presidente.da-lhe tiririca pior que está não fica.

    Responda
  6. Marcelo Moreto

    Bem colocado. Mas infelizmente tudo ocorreu de forma oportunista, tanto do candidato quanto do partido que o aceitou.

    Responda
  7. Janaina Caetano

    É irônico mas quem fala o quer ouve ou lê o que não quer !!! Realmente ele representará o povo como pessoa mas acredito que há muitas outras coisas por tráz de tudo isso. Seria muito fácil propor candidatura a uma pessoa famosa que o "povo" gosta, rir e se diverti com ele porém os abutres rodam o caso... Espero que o Sr Francisco Everardo Oliveira Silva não se deixe corremper pela máfia que o povo escolhe para nos representarmos afinal tudo acaba em pizza!!!!

    Responda
  8. Gelson Oliveira

    Precisamos de verdadeiros representantes do povo no legislativo, e sendo assim, nada melhor do que o TIRIRICA pra nos representar!Pois veja bem, os ditos "Alfabetizados e Doutorados", são os que aparecem envolvidos em escândalos e roubos do erário público.Se conforme dito, TIRIRICA seja analfabeto, nada o impede de ser uma pessoa honesta e com as melhores intenções de legislar em causa pública, visto que, é oriundo de classe econômica baixa, mas profundo conhecedor das verdadeiras necessidades!

    Responda
  9. kaffa

    nao !!!

    Responda
  10. LUCIO BARBOSA

    certissimo, agora realmente teremos alguem para nos fazer rir no congresso, o tiririca est a no seu habitart, pois la é um tremendo picadeiro, onde se faz negocios e palhaçadas. parabens pela reportagem

    Responda
  11. Fernandobomde

    Se o Tiririca for Deputado(legislador) do tipo que: renuncia para poder voltar ao poder, que carrega dinheiro na cueca...Acredito que sua simplicidade e o analfabetismo, em pouco prejudicará o país. O que mata este pais são os ratos...temos muitos. Perdemos a oportunidade de fazermos uma boa limpeza ampla já nestas nestas eleições, devido em parte, pelo alto grau da memória curta(e cegueira) de eleitores e parte vem da lenidade do STF.

    Responda
  12. Samuel

    A questão jurídica envolvendo Tiririca é bem simples: analfa.beto não é elegível. Se o palhaço for analfa.beto, sua candidatura é nula. Se não for, terá emprego novo em 2011. Críticas sobre a natureza da norma são válidas, mas no campo teórico para eventual mudança legal. Na presente situação, a regra existe e é triste que o colunista sugira que seja desrespeitada. Grupos de interesse e outras figuras sombrias não vêm ao caso, a regra já é antiga. Provando ser letrado, Tiririca fica em paz.

    Responda
  13. david souza

    O jornalista tinha que escrever alguma coisa pra justificar o salário e mandou essa tremenda mediocridade. É uma das consequências da remuneração por "produtividade desqualificada", a mesma que criou a crise econômica de 2008 nos EUA.

    Responda
  14. antonio vasconcelos

    muito bom, acredito ser mais proveitoso, econômico e interessante para a República ter um palhaço no congresso do que os atuais impublicáveis, salvo raras e honrosas exceções .

    Responda
  15. alquimista

    Nota 10, Sérgio. Até que enfim um colunista teve de coragem de analisar com inteligência a questão da eleição do Tiririca. Faço minhas suas palavras. E digo mais: escreva um ensaio sobre o assunto. O PJ é hipócrita, corrupto e indolente; não tem moral nenhuma para cassar Tiririca.

    Responda
  16. Diasu

    Parabéns Sérgio, você escreveu tudo: o imaginado, o pensado, e o não falado. Mas tem gente querendo tirar as boas pessoas que foram eleitas, com o excedente de votos do Palhaço, por exemplo, muitos fichas sujas e lavadores de dinheiro, não querem o Delegado pegando carona, mas, essa é outra história. Novamente Parabéns e não sei como conseguiu passar com esta matéria pelo editorial da TR0LHA.

    Responda
  17. tadashi enomoto

    Acredito que estão querendo puxar o tapete do "Tiririca" depois do jogo encerrado, ISTO É UM ABSURDO....Como ficam os 1.350.000 eleitores que acreditam e querem o "Tiririca" no Congresso Nacional,. Não se engane, com certeza ele VAI ARRASAR, pois não tem os vícios dos Políticos Profissionais, VAI SURPREENDER. SUGESTÃO, que por acaso houver problemas, que se coloque dois Professores Especialistas em tempo Integral em poucos dias teremos Deputado Federal "Tiririca" BRILHANTE e ATUANTE

    Responda
  18. Dennis A. Esteves

    ... E o pior é que esse coitado só é uma marionete nessa prática nefanda de colocar presonalidades caça-voto. Como o sr. pode comemorar uma candidatura que não tem outro porpósito senão trazer certas escórias da política junto com ela?

    Responda
  19. Dennis A. Esteves

    ...É lamentável ver um texto num jornal do calibre da folha com um teor tão populista e de obsedados equívocos. É bom que nalfabetos sejam representados por outros, de igual incapacidade cognitiva e, quiçá, intelectual? Os mtos. Erros ja Justiça Eleitoral devem justificar outro? De que armas o sr. fala, pois não vi nada nesse "palhaço" no sentido do humor crítico, informativo, de que temos mto exemplos hj...VÍTIMA?!! A situação finaceira dele de uns 10 anos pra cá não o permitiram estudar?....

    Responda
  20. Oigres aloiramaz

    Voto de protesto era quando a cédula era de papel, quando o voto não era contabilizado e votava-se nos animais do zoo. Votar em Tiririca é reflexo da falta de educação e despreparo do eleitor brasileiro, enfim acho que autor sabe muito bem disso. Sinto falta de artigos mais inteligentes.

    Responda
  21. Dennis A. Esteves

    Péssimo, S. Malbergier. Não vou criticar seu gosto duvidoso por achar engraçado essa figura que só agora eu soube que é um palhaço, pois estes me fizeram rir muito na infância, como o saudoso carequinha. As "piadas" do Tiririca devem ser mto complexas para mim, pois vejo menos graça e humor nela do que numa sessão do STF. Mas, gosto não se discute...

    Responda
  22. Eleitor

    Excelente e muito oportuno o artigo, devendo-se ressaltar que certamente foi o único candidato que falou a verdade," não sei o que faz um Deputado", e prometeu o possível, " se descobrir eu conto".

    Responda
  23. Velloso

    Talvez o Congresso Nacional precise mesmo de um Tiririca. Não duvido. Afinal de contas, parece não haver bom humor em ninguém naquela Casa do Povo. Pelo menos as "piadas" são de mal gosto. Aliás, o Congresso, dito em sã consciência, não tem graça alguma, a não ser a colossal beleza arquitetônica e a evolução da aparelhagem de comunicação e propaganda alí instaladas. Tiririca, certamente, que nada tem de desinteligente, terá muito o que ensinar a seus pares, até mesmo lições de

    Responda
  24. ARCILEI GABRIEL

    É importante respeitar a legislação eleitoral, sobretudo um legislador.Considerando que vivemos num país democrático por todo a história que temos, há de se respeitar a decisão do povo, senão vamos retroceder.Há de se aperfeiçoar muito a legislação. As pessoas em geral foram votar e não sabiam para quem, e se não existisse cola pelas ruas... Foi vergonhoso ver tantas pessoas olharem, procurarem e pegarem "colas" no chão. Foi um verdadeiro horror.Todos devemos discutir mais polí

    Responda
  25. jomar

    O problema não é uma pessoa simples ser eleita. É uma pessoa de eleger debochando da participação política e fazendo achicalhe. Quanto a essa suposta revolta da população com os políticos, nada mais é que negar seus próprios erros atribuindo-os aos outros. Quantos políticos cassados e que renunciaram para evitar a cassação não voltaram ao poder pelo voto popular.? E não se atribuam esses votos apenas as "Donas Marias Lavadeiras" e aos "Josés Carroceiros"

    Responda
  26. Cristiano Leão

    Ora, se o Lula pode ser presidente agredindo a língua portuguesa a todo momento, agredindo o bom sendo ao apoiar ditadores, deixando os sindicalistas mandarem e desmandarem, por que não o Tiririca, concordo com o autor, só uma coisa não culpem a eleição do Tiririca pela situação da política, quem votou nele sabia muito bem o que fazia. Acho que a justiça deve começar a olhar o próprio umbigo e discutir a sério, por exemplo, sua atuação e sua politização que está chegando a níveis gritantes.

    Responda
  27. madalena silva

    È lamentavel e triste assistir a manipulação deste episódio, tanto no que diz respeito à pessoa do cidadão TIRIRICA quanto a valorização e as conquistas alcançadas no processo político brasileiro. Sem palavras!!!

    Responda
  28. JOSE GERALDO QUEIROZ

    Realmente, o cômico Tiririca, fez todos de palhaço no sentido lato da palavra... Isso foi uma resposta para aqueles deputados corruptos - estado de São Paulo tem às pencas; àquele que se "lixou" para o povo - estado do Rio Gde do Sul, embora tenha sido reeleito, irá continuar gozando com a cara dos rio-grandenses-do-sul, mas convenhamos, eles merecem! Já os mineiros de São João Nepomuceno, onde a irmã daquele famoso dono de um castelo milionário é prefeita, não o reelegeram. Parabéns!

    Responda
  29. Marcelo Renzo

    Se o dito palhaço tivesse cultura pelo menos...

    Responda
  30. Márcio Golçalves

    Muito cômodo olhar a pirâmide de cima ... rir do palhaço...ou falar de justiça,  só não consigo entender como a nata se esquiva da responsabilidade deixando vaga disponível para palhaços e analfabetos ocuparem cargos tão almejados..... Caro Sergio ajuda-me a compreender,  porque uma mente tão celebra como a sua não esta a frente nos deputados cargos criticados ?

    Responda
  31. bidu

    Não estou querendo comparar, mas quem é que mais precisa de governo, os intelectos da FGV, os doutores da USP, dos juizes da São Francisco, ou os que compram agua dos politicos no Nordeste, os que tem seus entes nas portas dos Hospitais, que mandam seu filho para escola para poderem se alimentar e ainda tem as merendas roubadas. Os que mais fizeram pela humanidade eram sem estudos algum mas com sabedoria, sendo que a faculdade só lhes dão o conhecimento (e o que fazem c/isso). Que Deus o abe

    Responda
  32. Fpam

    Independente da intenção do partido, da aberração da candidatura, do ódio incontido dos sábios e filósofos, Tiririca está eleito. É triste, mas é. Cobremos dele o que cobramos dos demais candidatos. "Dançando daquele jeito nordestin.o, o palhaço canta meio preguiçoso"Eu só destaquei esta parte porque me chamou atenção. As entrelinhas ao longo texto induzemo que este trecho apresenta claramente. Meu comentário foi censurado inicialmente (veja só), então usei o "ponto" como artifício.

    Responda
  33. Renatão

    Sérgio, concordo contigo. E tem mais: O que é pior? Tiririca ou estes "políticos profissionais" que sugam o Brasil há séculos e nada fazem? É bem capaz que com os Tiriricas, saia uma reforma política, reforma tributária, etc., coisa que os políticos profissionais prometem ha tempos e não cumprem

    Responda
  34. licinia albuquerque

    Sem comentários!

    Responda
  35. Robertp

    jornalista Sergio - se o senhor acha que tem razão, então faça campanha contra o diploma de jornalista, faça campanha contra as exigencias para o cidadão se candidatar a cargo público. A sua coluna de hoje é anedota? Ou usando do jargão de palhaço: "é galhofa"? Se o Titirica não é alfabetizado e para o senhor tudo bem ele ser deputado federal, então pode confiar em mim porque eu sou, e me envie uma procuração em branco para que eu faça uso por 4 anos. Depois não reclame.

    Responda
  36. Alves

    Sergio, como vc conseguiu ser colunista por tanto tempo nesse jornal. Essa crônica seria ridícula se não fosse triste. A lei é clara: ana.lfabeto e inelegível. Não há como defender outra alternativa. Fora Palhaço Tiririca!

    Responda
  37. Yalu Miranda

    Esta análise do Sergio e' baseada num romantismo cego e utrapassado que acaba por não permitir uma análise rational de uma realidade complexa. O Tiririca não tem a menor condição para exercer a atividade parlamentar. ponto. Qualquer opinião em contrário é apenas uma tentativa de se justificar o imponderavel.

    Responda
  38. Carlos Gon

    Olhe, eu até entendo que seja um voto de protesto e lendo sua matéria até consigo entender e começar a concordar. Por que sempre deixar os mesmos ladroes de antes entrar, como sempre conseguem, e não deixar um sujeito analfabeto. O que ele diz é verdade, pior não vai ficar, o que isso tá levantando é essa discussão que está sendo até positiva. Então vamos deixar o cara fazer uma bagunça lá, que é o que está se precisando mesmo....

    Responda
  39. Albero Gonzalez

    Cassar o palhaço só porque ele não sabe ler? Ora gente, paciência,ele vai ter 4 anos pra aprender! Afinal nós não demos 8 anos para o Lulla? Aliás,eu não!

    Responda
  40. Albero Gonzalez

    Maravilhoso o texto.Diz tudo,mas pelo amor de Deus Sérgio,comparar Tiririca a Lulla? Não faça mais isso, o Tiririca pode lhe processar!

    Responda
  41. HP

    VERGONHA ALHEIA = taí uma vantagem de nao ser letrado, se eu fosse um eu nao teria passado pelo constrangimento de ter lido esse artigo ... vergonha alheia ... fico aqui pensando que se para o tiririca que nao sabe ler e escrever estao pensando em cadeia o que será da "po(d)bre" Roriz que nao saber ouvir e falar? forca? ... Socorro!

    Responda
  42. Joelma Bombardi

    Gente, eu concordo em gênero, número e grau com o Sérgio Malbergier, se é vontade de mais de um milhão de eleitor, que seja feita vossas vontade. Só não venham se queixar depois das palhaçadas deste.

    Responda
    1. ximeninho

      Péssima comparação hein ??

    2. Heitor Bonfim

      Então, por tabela, você apóia todos os ditadores sangüinários da história, porque todos foram populares um dia. Criminoso, popular, é criminoso, e precisa ser julgado.

  43. -

    No caso da justiça que não pune os culpados da ficha suja você tem razão Sérgio. Agora querer justificar a eleição do TURIRICA, aí é dose pra elefante. O que uma pessoa que não sabe ler nem escreve acrescentar ao Congresso. O que ele fez estes quinze anos que está em S.Paulo. Dava tempo para aprender ler e escrever, mesmo estudando só um dia por semana ou um dia por mês. Além de não saber nada, ele deve ser fraco das faculdades mentais e, pior que ele são os que votaram nele.abraços

    Responda
  44. wilton sales

    Isso mostra o medo do PSDB de mais um considerado um sem instrução escolar fazer pelo Brasil o que muitos intelectuais não conseguem como a grande maioria do PSDB/DEM.

    Responda
  45. Zaira Fernandes

    Passando ao largo do tema em questão, vislumbra-se nas entrelinhas do texto nuances do já muito conhecido preconceito contra os nordestinos: "Dançando daquele jeito nordestino, o palhaço canta meio preguiçoso". O que seria dançar de um jeito nordestino?? Dançar de forma (propositadamente como aparece na campanha do Tiririca) ridícula??? Colocações infelizes.

    Responda
  46. Marilza Braga dos Santos Braga dos Santos

    éH, ISSO É PRECONCEITO....A VONTADE POPULAR TEM QUE SER EXERCIDA...AHAHAHAHHAHA

    Responda
  47. André Silva

    Foram 1 milhão e 300 mil votos. A democracia deve ser respeitada. A escolha do povo deve ser respeitada.

    Responda
    1. Zaira Fernandes

      Onde se escondem as prostitutas, eu não sei....Mas os filhos delas, boa parte deles é de conhecimento público que estão no Congresso Nacional. Por falar em palhaçada...não pude perder a piada.

    2. Heitor Bonfim

      Democracia não é casa-da-mãe-joana, onde se escondem as prostitutas.

  48. ariri

    Comparar Lula ao palhaço Tiririca e a marca de uma debilidade mental no minimo profuda. Nao se como esse jornal aruma esses tipo de colaborador ?

    Responda
  49. ANGELA

    Também concordo que os votos que elegeram o palhaço Tiririca não representaram protesto. Foi uma opção de boa parte de brasileiros que se identificam com ele. Na verdade, neste país de faz de conta, todos nós fazemos papel de palhaço. Ângela

    Responda
    1. Heitor Bonfim

      Não importa se os votos foram de protesto ou não. Se houve crimes no processo que seja cassado. Formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de documento, e por que até não dizer, estelionato, onde a pessoa usa de subterfúgios para auferir vantagem para si.

  50. Wallison pereira

    Em momento algum foi um voto de protesto,mesmo que fosse é sensato viver longe de questões." O sabio não anda pelo caminho dos tolos".Democracia é feita de racionalidade.Que DEUS guie nossas autoridades.

    Responda