Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Barella

    É isto aí mesmo, daqui há pouco teremos Aiatolás, Talibans e Mulás decidindo os destinos do País.

    Responda
  2. Gente Comum

    Entre ignorância e má fé alterna o Bolha. Quando um jornal dá ênfase à questão do aborto como argumento a ser espalhado entre eleitores, dá a sua chancela para que a ignorância encontre um campo fértil para crescer e conquistar corações e mentes das pessoas ingênuas e bloqueadas por dogmas religiosos. Temo, um amanhã dominado por fundamentalistas religiosos. A eleição presidencial deixa de ser pautada pelo debate sobre o amanha do Brasil , para ser o debate nos termos da santa

    Responda
  3. Jun Takeuchi

    Concordo com Gilberto Dimenstein: é perigoso "colocar a fé acima da ciência", até porque, vivemos em um estado laico. É um erro- e uma grande incoerência- a religiosidade ditar o rumo das discussões e dos votos da eleição. Tão incoerente quanto essa briga, entre Serra e Dilma, para convencer os eleitores de quem é mais católico. Patético.

    Responda
  4. Juca Facchini

    Deus já fez muito em nos colocar neste mundo, o restante é com a gente. Vamos deixá-lo em Paz.

    Responda
  5. rinaldo ribeiro

    Deus vende jornal e garante empregos de muitos e a exploração de uma nação? Há deuses e deuses, ao qual deles, servem Gilberto e sua turma do psdb?

    Responda
  6. Tere Penhabe

    Gostei de ler Gilberto Dimenstein, e chega a ser reconfortante, ler os comentários à matéria.Estou aqui aplaudindo e com a alma tranquilizada, afinal, não estamos, AINDA, perdidos num labirinto de hipocrisia, demagogia e tantos outros ias que permeiam a igreja e a política em partes iguais. Ainda há quem veja um pouco além do que se espera que seja visto.Bravos! Voltarei mais vezes à cata de seus artigos, valeu.

    Responda
  7. carlos sanches

    Acho que estes PADRE e a IGREJA , deveriam se preocupar com outros assuntos que lhe dizem respeito, como os pedófilia e nao ficarem se envolvendo em politica pois cada vez mais estao perdendo fieis p/ igrejas evangelicas por esta posturas que possuem , ai basta um candidato ser eleito que logo começa a puxa o saco .COMO ESTE POVO GOSTA DE DINHEIRO, VAMOS LARGAR DE SER HIPOCRITA .

    Responda
  8. rerolim

    Caro Colunista, questões como "camisinha ser pecado", "relação sexual só para reprodução" etc, são absolutamente subjetivas e de cunho dogmático/religioso. Para casos como esses vale a expressão o Estado é laico. Sim à camisinha e à pírula do dia seguinte, pois são questões elementares. Porém não misture "alhos com bugalhos" ao incutir a idéia de que no caso de se retirar uma vida intra-uterina se está lidando com questões meramente de saúde pública. O buraco é muito mai

    Responda
  9. Sérgio_Dias

    O problema é que queremos discutir assunto que não tem, neste momento, relevancia.. a não ser politica. Deveriamos sim estar discutindo o plano de governo do candidato e deixar este tipo de discussão, que não vai se resolver em 4 semanas, para um momento mais apropriado e com pessoas capacitadas para discutir o assunto.

    Responda
  10. Izilda

    A igreja católica só atrasou, desde sempre, os países nos quais se manteve por muito tempo, como é o nosso caso. Portugal mesmo, país europeu de maioria católica, é dos mais atrasados do bloco. E nos trouxe o seu atraso, e nós o expandimos!! não sou evangélica, não. Não mesmo. Uma parte desta igreja, outro atraso também. Mas seria bom que dessem um chega pra lá nesses BISPOS HIPÓCRITAS que não veem o que está debaixo dos seus olhos:a PEDOFILIA correndo solta! Mas se cuidem, ou ficar

    Responda
  11. Paulo Bruno

    Concordo com o Renato Vieira. A imprensa importou da internet essa cruzada político-religiosa. Jornais "imparciais" publicaram a tal frase atribuída (mentirosamente) a Dilma de que nem Jesus tiraria sua vitória no primeiro turno. Inaugurou-se no Brasil uma nova era, somos todos reféns das doutrinas fundamentalistas cristãs. Tenho que deletar dezenas de mensagens do meu Orkut, MSN, e-mails..... todos os dias, cada coisa mais absurda que a outra, tudo contra Dilma, tem até satanista na chapa.

    Responda
  12. LINS

    POR QUE O ABORTO TOMOU UMA POSIÇÃO TÃO ENFÁTICA NESSE 2º TURNO? ISTO É UM ASSUNTO DA CONSCIÊNCIA DE CADA UM, DO CORAÇÃO DE CADA UM E NÃO DEVERIA INTERFERIR NA ELEIÇÃO DE UM PRESIDENTE DE UM PAÍS. RELIGIÃO E POLÍTICA NUNCA SE DERAM BEM E DEVERIAM FICAR SEPARADAS. QUERO DIZER QUE, PARTICULARMENTE, SOU CONTRA O ABORTO, NÃO ESTOU DEFENDENDO, APENAS GOSTARIA QUE SEPARASSEM AS COISAS E NÃO ESTÃO FAZENDO ISTO, O ASSUNTO VIROU O CENTRO DE TUDO...DÁ LICENÇA NÉ?

    Responda
  13. Marcelo Caleffi

    Finalmente vc escreveu alguma coisa que presta.

    Responda
  14. FL

    Parte6Diante do exposto, faço recordação, ao respeitado colunista, que a população brasileira não se limita a acolher tudo o que é veiculado pela mídia sem ponderações. Portanto, recomendo-lhe, respeitosamente, em nome da manutenção do mais alto nível de jornalismo que todos ansiamos de nossos veículos de comunicação que suas publicações sejam ou mais bem fundamentadas, ou mais revestidas de imparcialidade, objetivando a informação e a instrução aos leitores que sustentam a sua credibilidade

    Responda
  15. FL

    Parte5Ao invés de corrermos o risco de eliminar uma vida, dianteda incapacidade científica supracitada.Por que se quer com tanta gana atacar somente oresultado e não o preventivo?(continuo...)

    Responda
  16. FL

    Parte4A solução mais racional para se reduzir o número cada vez mais elevado de mulheres que perdem a vida na prática do aborto em clínicas clandestinas está em uma forte campanha do Estado, em conjunto com os veículos de comunicação, as igrejas e as entidades civis, principalmente, nas classes mais carentes para levar informação de métodos anti-conceptivos e concientizar a respeito das consequências e responsabilidades decorrentes aos genitores de uma concepção não planejada. (continuo...)

    Responda
  17. FL

    Parte3Portanto, sua afirmativa neste parágrafotransmite a percepção de, ou desinformação (o que eu mesmo duvido ser), ouimparcialidade (fazendo propaganda da sua posição a respeito deste tema e,portanto, produzindo um jornalismo tendencioso), ou, pior (o que não queroacreditar), preconceito aos que professam fé, referindo-se de maneira desdenhosa.(continuo...)

    Responda
  18. FL

    Parte2Como o senhor pode realizar tal qualificação, diante da incapacidade da segunda em apresentar provas definitivas que possibilitem estabelecer, sem sombra de equívoco, o "marco-zero" da vida?Tudo o que está definido, no campo da ciência, quanto a este tema, é que nada está definido. O que há são correntes de pensamentos e não constatações.(continuo...)

    Responda
  19. FL

    Parte1Caro colunista, Em referência ao primeiro parágrafo da publicação destapublicação, quero externar-lhe a minha decepção e profunda lamentação pela suaescolha em transmitir aos leitores que a fé cristã e a ciência estão emoposição uma a outra, no que se refere ao tema aborto, expondo que a primeiraestá, nas circunstâncias atuais, sobrepondo-se a segunda.

    Responda
  20. gugu

    Parabéns prezado Jornalista. Posições como a de V.Sa.deveriam ser divulgadas. Seu comentário é da maior importância. Não cabe à Políticos e sim à Saúde Pública, cuidar desse assunto. Mais uma vez meus sinceros agradecimentos pelo oportuno comentário. Parabens. Antonio Augusto

    Responda
  21. Eduardo

    "É o aborto, estúpido!".

    Responda
  22. Sr

    Eu concordo que há uma Santa Ignorânciaa respeito. Mas cada um acredita no que lhe convém, não? A Igreja Católica, por exemplo, é contra a PILULA mesmo porque os coroinhas não correm o risco de engravidar... A sua Pholha deveria fazer um mea culpa: quantas manchetes sensacionalistas e que muitas vezes contradiziam as próprias matérias? Os tukademos colocaram pilha no tema e o teu jornal não teve discernimento pra explicar a "grande jogada" de forma crítica.

    Responda
  23. betho

    que me desculpe os católicos,mas a igreja católica nunca fez bem para o brasil.Ficou do lado da ditadura.ajudou a massacrar nossos indios e agora esta do lado das elites que não admitem que os pobres estão vivendo um momento com grandes pespequitivas

    Responda
  24. Beto

    Nossa ! Então quem vendeu as telefônicas, as concessionárias de energia elétrica, a Vale do Rio Doce, a CSN, o Banespa entre outros, foi o Lula? Um dia ess país ainda apurar esse escândalo, para não dizer a maior roubalheira da história desse país. Bom era que o Diabo liberasse o ex ministro Sérgio Motta lá do inferno, para que o mesmo pudesse confessar o tamanho do golpe promovido pela quadrilha comandada pelo sinistro e despeitado FHC.

    Responda
  25. Beto

    Por favor tenham coragem de publicar os termos e os valores do contrato assinado entre o Governo de São Paulo e a Editora Abril. Em um país democrático, o povo deve conhecer os dois lados da moeda. Por isso sou favorável a criação de um Conselho Nacional de Imprensa, semelhante ao que foi criado para o Poder Judiciário em 2006. Cesurar jamais, fiscalizar sim. afinal de contas o que importa é a verdade dos fatos, e não a parcialidade dos mesmos.

    Responda
  26. Abagame

    A culpa é do PT e do Lula que inventaram a "campanha de mentiras" (privatizações, lembra?). Deu certo, e agora todos os partidos embarcam nessa. A tendência é sempre piorar.

    Responda
  27. Alexandre Miranda

    Interessante é que a imprensa nunca assume seus erros essa questão foi e está sendo polarizada por vocês que estão abrindo espaço para esse tipo de questões, e o pior que é nítida o comportamento leviano do candidato SERRA ao tratar dessa questão, ela procura com isso tirar o foco do debate que é a comparação de dois projetos para o Brasil, o dele e o da DILMA que representa o atual governo, isso é perigoso e quem perde é a sociedade que vai nessa onda.

    Responda
  28. Beto

    Quanta hipocrisia de vocês da imprensa, que escancaradamente apoiam o carequinha mentiroso e ainda por cima ajudam a propagar difamações, calúnias, inverdades e baixarias. Atenção! Democracia é coisa séria. Por favor aprendam a jogar limpo, pelo menos dessa vez.

    Responda
  29. Rosa Ferrão

    Se os debates tem tido esse tom de ranço é culpa de quem os formata. Candidatos sentem-se literalmente atados a um script e a um roteiro maquinado. Ignorância há sim e aos montes! E lhe pergunto: onde colocamos nossa pretensa "inteligencia", meu caro?

    Responda
  30. martinha

    Sr. Gilberto, Deixar o caso nas mãos da Saúde Pública! Eu queria conhecer estas mãos! Você conhece? É muito fácil deixar este assunto "aborto" nas mãos da saúde pública. Eu gostaria de saber a opinião dela (das mãos da saúde pública) sobre o aborto, de repente teremos um melhor esclarecimento do assunto. O assunto é um caso PÚBLICO, e temos o direito de saber qual a opinião dos presidenciáveis a respeito da vida ou morte em questão.

    Responda
  31. B RW

    REalmente quanto ignorância tornar esse tema de importância para eleger nosso Presidente. O tempo é coadjuvante em relação a outros. Mas pela ignorância e tentativa terrorista dos conservadores hipócrita se utilizam para criticar o programa do PT em relação a matéria. Ninguem está preocupado com isso. mais de 1 milhao clandestinos de abortos/ano são feitos e quantos foram presos por isso? e pensando tecnicamente teremos em médio prazo redução da criminalidade. pense!

    Responda
  32. carlos fabio

    Não seria melhor se a CNBB se preocupasse com os seus padres PEDOFILOS! Quantas vezes a igreja ja puniu inocentes e amparou FACISTAS e NAZISTAS, que não por outro motivo o PAPA teve que pedir perdão aos Judeus quando este visitou Israel. Portanto a CNBB deveria instruir seus padres e bispos a se conterem nas suas pregações porque senão o pouco de pessoas que hoje comparecem aos cultos catolicos podem sumir num futuro bem proximo. Basta verificar o crescimento das igrejas

    Responda
  33. bill

    Todos os dias ouço o vosso comentario na CBN, na hora em que estou vindo ao trabalho. Mas não poderia deixar de culpar boa parte imprensa, inclusive a CBN. É que o medo de ver a eleição ser decidida no primeiro turno, fez com que a imprensa desse destaque para o tema(religiao) em detrimento das prospostas dos candidatos. Lamentável !

    Responda
  34. cabemy

    Dimenstein Seu comentário ficou pela metade. Uma coisa é pílula, outra é camisinha e outra é abortar. Nas duas primeiras vc. quer impedir o processo. Na outra já aconteceu e esta em desenvolvimento. Vamos comentar tudo para não confundir o leitor.

    Responda
  35. antonio campos

    A imprensa é no-jen-ta mesmo. Cria um fato político capaz de levar as eleições ao segundo turno e depois vem um mané dizer que há a necessidade de discutir o assunto. Quero vo-mi-tar.

    Responda
  36. Oliveira jr

    Peraí! Se não se dá camisinha nem pílula o que resta é o aborto? E por causa de preceitos religiosos? Quanta ignorância, meu Deus! Vocês não lêem, não? Não estudam, não investigam as causas da promiscuidade? Nâo estão vendo a degradação do ser humano? Das mulheres como objeto sexual? Na África resolvem o problema da AIDS com educação moral religiosa. Isso vocês não comentam, né? Vá pregar uso de camisinha e pílula para os muçulmanos, não contra cristãos. E vê se estuda mais.

    Responda
  37. marcos macedo

    CALMA, SANDRO SANTANA, NÃO FALA FEZES QUE JÁ ESTOU SENTINDO O MAL CHEIRO. O POVO QUE ELEGEU A MAIOR BANCADA DE APOIO AO GOVERNO LULA, NÃO É O POVO QUE VAI ELEGER O $ERRA PRESIDENTE. O POVO QUE DERROTOU TASSO JEREISSATI, ARTUR VIGILIO, MARCO MACIEL, CESAR MAIA, JARBAS VASCONSELOS, MÃO SANTA, HERÁCLITO FORTE, NÃO VOTA EM QUEM QUER LEVAR O BRASIL PARA O RETROCESSO. SEI QUE VOCÊS ESTÃO MUITO DESESPERADOS COM OS RESULTADOS DO 1º TURNO. BUSCAM ESSE ESPAÇO PARA ESPALHAR AQUILO QUE VOCÊS +FAZEM MENT

    Responda
  38. ARIOVALDO

    Corrigindo meu comentário anterior, quis dizer que somos um país de pessoas que não leem, pelo menos na sua maioria; basta estratificar o eleitorado de Marina para se constatar o que digo.

    Responda
  39. ARIOVALDO

    Caro Dimenstein, posar de cristão, ou religioso, nessas horas, é a coisa mais fácil que tem; o político brasileiro vende a alma, inclusive da mãe, para se eleger; promessas de campanha são tão falsas quanto uma cédula de R$ 3; mas, infelizmente, muitos acreditam. Fazer o que? É o preço que se paga por um país absolutamente despolitizado, de pessoas que leem e que buscam seus próprios interesses acima de tudo. O exemplo disso é que só Marina teve a consciência de apresentar uma discurso novo.

    Responda
  40. GERALDO MAJELA PRIMO

    Como cidadão brasileiro, fico triste ao ver essa baixaria política fomentada pela imprensa brasileira e pelas entidades que se dizem religiosas. Política não é isso. É preciso que alguns jornalistas, padres, pastores e até mesmo fiéis estudem um pouco mais sobre o que é política. Leiam, por exemplo, Hannah Arendt. Senhores jornalistas: façam um debate sobre os principais temas que interessam aos brasileiros e mostrem que são preparados. Acabem com a baixaria na imprensa e da imprensa.

    Responda
  41. José Alcides

    Correção 2: Infelizmente para um povo hipócrit.., deve-se opinar hipocritamente, para agradar.... Senão pode vir um jornalista...e amplificar qualquer assunto corriqueiro em uma avalanche...aí se perde uma eleição...por mera hipocrisi...

    Responda
  42. José Alcides

    Correção ortográfica: Infelizmente para um povo hipócrit.., deve-se opinar hiprocritamente, para agradar.... Senão pode vir um jornalista...e amplificar qualquer assunto corriqueiro em uma avalanche...aí se perde uma eleição...por mera hipocrisi...

    Responda
  43. José Alcides

    Infelizmente para um povo hipócrit.., deve-se opinar hiprócritamente, para agradar.... Senão pode vir um jornalista...e amplificar qualquer assunto corriqueiro em uma avalanche...aí se perde uma eleição...por mera hipocrisi...

    Responda
  44. RCCGOMES

    Gilberto, Só tenho uma coisa a dizer sobre o que você escreveu: "quanta ignorância, meus Deus!!". Não é a toa que conhecimento não tem nada a ver com sabedoria.

    Responda
  45. ismerino josé

    EU SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ABORTO QUEM É DONA DO CORPO É A MULHER E NÃO O ESTADO, ORA PORQUE ELA NÃO PODE DECIDIR SOBRE O QUE FAZER COM SEU CORPO. ISSO É CONVERSA DE IGREJA PEDÓFILA OLHA OS CASOS A SEGUIR QUE MEDO É ESSE DE UNS PADRES COM VISEIRA SO OLHA PARA UM LADO, QUE ISSO A IGREJA NÃO ESTÁ COM ESSA BOLA TODA NÃO JÁ FOI O TEMPO DELA LEGISLAR SOBRE OS SEUS FIEIS.

    Responda
    1. Diogo

      Ismerino, Infelizmente, no caso do aborto não é caso de ser dono do corpo. Na verdade ela está matando uma vida. Como matar é crime, deveria ser condenado do mesmo jeito. Quanto ao padres, sim existem pedófilos, assim como existem pedófilos entre os médicos, advogados, engenheiros, etc. Vamos tentar organizar as idéias sem sermos preconceituosos e fazer uma análise mais consciente.

  46. Tom

    Quem estátrazendodeuasparaacampanha éo PSDB queataca a Dilma com mentiras, mas a imprensa não se preocupa com isso e até poem lenha na fogueira

    Responda
  47. BACUPARI

    Porque a f o l h a, que sabia da queda da Dilma por divulgação equivocada e indevida do PSDB para conseguir votos, não exclareceu a população (eleitores), que tanto um partido, quanto ao outro, tratam essas questões como saúde pública, e nada mais é doque isso. Só que para ajudar um candidato, ficou em silêncio só observando. Quero ver se esta mesma matéria sua sai como uma manche ""TANTO PSDB QUANTO PT"" TRANTAM DO ABORTO COMO SAÚDE PÚBLICA. Tenham coragem senhores editores.

    Responda
  48. Sandro Santana

    Um dado alarmante: O PT e PMDB juntos elegeram uma bancada que terá poder para alterar a Constituição de modo legal, isto é, dentro da Lei. Precisamos diminuir esta vantagem colocando o Serra na presidência. O Presidente eleito pode vetar Leis que cassem os Direitos Humanos caso o Congresso resolva criá-las. Novamente! O PT está doido para calar a imprensa e os que são contra os seus mandamentos de cor.rup.ção.

    Responda
    1. Izilda

      Sandro Santana, vc seria um ótimo membro da Al Kaeda. Nunca vi tanto terrorismo. Se toca, cara! Veja a realidade mundial e pare de falar besteira. A sua tentativa é tão óbvia!!!. Não engana ninguem com um mínimo de bom senso.

  49. Sandro Santana

    A p.tra.lha.da está doida para calar a imprensa, né?

    Responda
  50. Sandro Santana

    Gilberto, todo mundo sabe que o PT é a favor do a.bor.to, da cor.rup.ção, dos dó.la.res na c.ue.ca, da di.ta.du.ra e da Lei da Mor.da.ça. Por isso, estamos todos com Ser.ra para pre.si.den.te, que prioriza educação, trabalho e dignidade. Se o presidente atual não se preocupa com o seu próprio grau de instrução, imagine a importância que ele dá para a educação dos outros.

    Responda