Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Manuela Frade De Almeida

    Rossi A indicação de Vargas Llosa me surpreendeu e muito. Por um lado, fica a triste constatação de que não se faz realmente literatura hoje, no mundo, por outro se confunde um bom contador de estórias com alguém que supostamente faz literatura. Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, sem falar no brilhante Jorge Luiz Borges, devem estar às gargalhadas.

    Responda
  2. FELIX CARRIELO

    E ?

    Responda
  3. Turco

    Sobre merecer ou não o prêmio Nobel não opino.Posso dizer é que li "A Guerra do fim do Mundo", sobre Canudos. Achei um saco: cheio de erros históricos, situações forçadas, bobagens. Comecei outro livrinho dele mas achei tão chato que não continuei. No meu entender, o grande injustiçado do Nobel foi Borges, este sim, o maior escritor em língua espanhola, depois de Cervantes. A propósito, alguém sabe me informar se a pronúncia é NO.BÉL ou NÓ.BEL? Tenho esta dúvida.

    Responda
    1. Grayever

      Li "Os Sertões", monumento da literatura. Já "A Guerra do Fim do Mundo" não consegui passar de três páginas. Outro livrinho de Llosa, não passei de uma página. Grande esfalfa. De uma vez por todas: a pronúnica correta é NOBÉL, como os suecos pronunciam o nome do inventor da dinamite.

  4. minha opinião

    Rossi, demorou muito mesmo! Como fiquei feliz com este Nobel. Amo os latino americanos. São maravilhosos! E muito pouca gente lhes dá importancia devida.Tenho todos os livros deles. São obras primas.

    Responda
  5. antonio bosi candido

    ...e por falar em Ego... os TRÊS EGOS...modéstia às favas... três reis magos, santíssima trindade, 1 - 3 = 13... é mesmo cabalístico esse número...

    Responda
  6. Wiseman

    "quando me entregou o prêmio "Homenaje" (pelo conjunto da obra), conferido pela Fundação por um Novo Jornalismo Ibero-americano" soa meio cabotino, né? A exclusão dessa parte não faria nenhuma diferença para o entendimento do texto...

    Responda
    1. Grayever

      Ele aprendeu com o agora Nobel Vargas Llosa coisas sobre o Peru profundo, "complicado para amadores". Gostaria de conhecer a lista de países "fáceis" para amadores.